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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4441

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Francisco de Sousapt_BR
dc.contributor.authorALMEIDA, José Álvaro Jardim dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:21:30Z
dc.date.available2014-06-12T17:21:30Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationÁlvaro Jardim de Almeida, José; de Sousa Ramos, Francisco. P&D no setor elétrico brasileiro: um estudo de caso na campanha hidro elétrica do São Francisco. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4441
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar os projetos de P&D da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), como um estudo de caso do setor elétrico brasileiro. As variáveis escolhidas foram: tipo de pesquisa, recursos econômicos aplicados, composição e titulação da equipe de projetos, produção técnica e científica, orientações acadêmicas e produtos obtidos. Foram realizadas entrevistas com 41 gerentes de projetos de P&D na intenção de coletar informações quanto ao grau de aplicações dos produtos obtidos e forma de difusão dos conhecimentos gerados, dentre outras. Foram analisados 125 projetos de P&D dos ciclos 2000/2001 a 2004/2005 para a descrição do perfil do programa de P&D da empresa, enquanto que analisou-se os resultados obtidos pelos 52 primeiros projetos dos ciclos 2000/2001 e 2001/2002. Os resultados mostram que, em sua maioria, as pesquisas desenvolvidas são do tipo aplicada, estratégica, de curta duração e baixo custo. As universidades federais são responsáveis pela maior parte (68,8%) dos projetos desenvolvidos junto a empresa. Por outro lado, as equipes de projetos são formadas por uma média de 8,6 pessoas, com 33,1% de doutores e 20,4% dos mestres. Os 52 projetos concluídos renderam um total de 89 produtos, com 30,3% sendo softwares, 24,7% metodologias, 12,4% protótipos e 10,1% processos. Destes, 25,0% estão totalmente aplicados às rotinas da empresa, 27,1% estão parcialmente aplicados e apenas 6,3% são inaplicáveis. Os gerentes de projetos entrevistados classificaram como ótima (42,3%) ou boa (34,6%) as suas experiências de interação com as organizações de pesquisapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjetos de P&Dpt_BR
dc.subjectPesquisa e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSetor elétrico brasileiropt_BR
dc.titleP&D no setor elétrico brasileiro: um estudo de caso na campanha hidro elétrica do São Franciscopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

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