Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/443

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELLO, Sérgio Carvalho Benício dept_BR
dc.contributor.authorSOUZA LEÃO, Andre Luiz Maranhão dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:02:45Z
dc.date.available2014-06-12T15:02:45Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationLuiz Maranhão de Souza Leão, Andre; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. Investigações marcárias : uma caminhada em busca de compreensão da significação das marcas pelos consumidores inspirada na segunda filosofia de Ludwig Wittgenstein. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/443
dc.description.abstractQual o valor das marcas para os consumidores? Apesar de seu discurso, entendo que a atividade e o conhecimento de marketing estejam verdadeiramente engajados apenas com a geração de valor para as organizações, sendo seus clientes tão somente um meio necessário para tal. Assumindo o consumo como sendo de signos e não de objetos, e as marcas como signos fundamentais na sociedade de consumo, revisito a economia política, sob uma perspectiva semiótica, para uma crítica e uma reavaliação da noção de valor de uso. Inspirado na segunda filosofia de Ludwig Wittgenstein, considero a possibilidade de resgate de tal noção, num mundo dividido entre o sistema e o vivido, por meio de sua noção de significado como uso, o que me possibilita sugerir que as marcas são significadas apenas quando utilizadas, enquanto signos, pelos consumidores em suas vidas cotidianas. Com isto em mente, realizamos nossas investigações marcárias por meio de um caminho metodológico no qual incorporamos princípios da etnografia da comunicação e da sociolingüística interacional, em que observamos participativamente interações sociais ocorridas em grupos diversos. Nossos achados corroboram minha premissa. Contudo, sugerem que vivemos em um mundo em crise e que este tem sido o habitat natural das marcas. Nossas reflexões me possibilitaram propor idéias seminais para uma terapia social que se destine a consumidores, executivos, educadores, imprensa, políticos e todos os agentes sociais que estejam, de alguma forma, envolvidos com a produção e o consumo de marcas em sociedades contemporâneaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem ordináriapt_BR
dc.subjectVida cotidianapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectValorpt_BR
dc.titleInvestigações marcárias : uma caminhada em busca de compreensão da significação das marcas pelos consumidores inspirada na segunda filosofia de Ludwig Wittgensteinpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1151_1.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons