Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44278
Share on
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUILLEN, Isabel Cristina Martins | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Rosely Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T20:15:31Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T20:15:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rosely Tavares de. “Homens de cultura” e o tempo conselheiro : política pública cultural do Conselho Estadual de Cultura em Pernambuco (1975-1979). 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44278 | - |
dc.description.abstract | O estudo aborda as políticas públicas de cultura desenvolvidas no Conselho Estadual de Cultura-CEC, em Pernambuco, entre 1975 a 1979. O recorte temporal justifica-se porque nesse período instituições culturais foram criadas ou reformuladas com o objetivo de elaborar políticas públicas e efetivar ações para o setor cultural. Evidenciamos no desenvolvimento desse processo os múltiplos interesses individuais e coletivos, visões de mundo e ideais de curto ou longo prazo para cultura em âmbito nacional de maneira geral e, em Pernambuco, de modo particular. Nesse sentido, detalhamos as modalidades de atuação do conselho estadual, pois a instituição se apresentou como um lugar privilegiado para se estudar as características da vida política no setor cultural experienciadas pelos conselheiros representantes do CEC. O objetivo dessa tese é compreender quais políticas públicas para a cultura foram elaboradas pelos conselheiros do CEC, por meio da instituição. Além disso, objetivamos mapear quem foram esses conselheiros, suas relações sociais, institucionais, afetivas e, por fim, como o órgão estabeleceu articulações em âmbito nacional com as demais instituições culturais criadas no período. Assim, metodologicamente, analisamos os documentos produzidos na instituição, o principal deles, as Atas das reuniões. Para cotejar com essa fonte, investigamos os jornais: Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Diário da Manhã e Diário da Noite, além do Boletim trimestral do Conselho Federal de Cultura e o texto final do Plano Nacional de Cultura. Como resultados, esse estudo nos possibilitou compreender sobre a não existência de fato, de uma política cultural e uma política pública cultural pronta e acabada em Pernambuco, mas que esteve em permanente construção ao longo dos anos, fruto de muita articulação pessoal e prestígio, desses “homens de cultura” ao quais gozavam os conselheiros, sobretudo o presidente do CEC, Gilberto Freyre. Somado a isso, a centralidade do sociólogo no processo de elaboração das políticas públicas de cultura à frente do CEC foi de grande relevância para articulação no constructo da política cultural nacional. Consideramos, por fim, que este estudo contribuiu para anunciar novas problemáticas, abrindo novas frentes de investigação referente ao tema tais como: a disputa da Casa da Cultura como um importante espaço cultural na cidade do Recife; as relações de sociabilidades efetivadas pelos conselheiros, e a centralidade do patrimônio cultural para a política cultural em Pernambuco que tomou corpo nos anos 1980. Visto que ainda consta no acervo do conselho uma farta documentação inexplorada, a dispor para novas pesquisas sobre o tema, nesse grande mosaico, os bastidores da política pública cultural em Pernambuco na segunda metade do século XX. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pernambuco - História | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Política cultural | pt_BR |
dc.subject | Conselho Estadual de Cultura (PE) | pt_BR |
dc.subject | Ditadura | pt_BR |
dc.title | “Homens de cultura” e o tempo conselheiro : política pública cultural do Conselho Estadual de Cultura em Pernambuco (1975-1979) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0564331936441135 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8822901286294537 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study deals with the public policies of culture developed in the Conselho Estadual de Culture Council (Conselho Estadual de Cultura-CEC), in Pernambuco, between 1975 and 1979. The time frame is justified cultural institutions were created or reformulated with the objective of elaborating public policies and carrying out actions for the cultural sector. In the development of this process, we can see the multiple individual and collective interests, worldviews, and short or long term ideals for culture in the national context in general, and in Pernambuco in particular. In this sense, we detailed the modalities of action of the state council, because the institution presented itself as a privileged place to study the characteristics of political life in the cultural sector in the cultural sector experienced by the councilors representing the CEC. The objective of this thesis is to understand which public policies for culture were elaborated by CEC councilors, through the institution. In addition, we aim to map who these councilors were, their social, institutional and affective relationships and, finally, how established articulations on a national level with the other cultural institutions created in the period. Thus, methodologically, we analyzed the documents - produced in the institution, the main one being the minutes of the meetings. To compare with this source, we investigated the newspapers: Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Diário da Manhã and Diário da Noite, besides the quarterly bulletin of the Federal Council of Culture and the final text of the National Culture Plan. As a result, this study allowed us to understand the non-existence, in fact, of a cultural policy and a ready-made cultural public and a ready-made cultural public policy in Pernambuco, but that it was under permanent construction over the years, the result of much personal articulation and prestige, of these "men of culture" enjoyed by the councilors, especially the president of the of the CEC, Gilberto Freyre. Added to this, the centrality of the sociologist in the process of elaboration of public policies for culture ahead of the CEC was of great relevance to the to articulate the construction of national cultural policy. We consider, finally, that this study has contributed to announce new problems, opening new fronts of research on the theme of the dispute over the Casa da Cultura as an important cultural space in the city of Recife; the relationships of sociability effected by the by council members, and the centrality of cultural heritage to cultural policy in Pernambuco that took shape in the 1980s. Since there is still a lot of unexplored documentation in the council's collection, it is available for new research on the In this great mosaic, the backstage of the public cultural policy in Pernambuco in the second half of the 20th century. | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Rosely Tavares de Souza.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License