Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44243

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Eleta de Carvalho-
dc.contributor.authorBARBOZA, Adinaly Pereira-
dc.date.accessioned2022-04-28T19:44:57Z-
dc.date.available2022-04-28T19:44:57Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationBARBOZA, Adinaly Pereira. Interculturalidade e decolonialidade no currículo de História : olhares para a reeducação étnico-racial em turmas dos anos finais do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44243-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema Interculturalidade e decolonialidade no currículo de História: olhares para a reeducação étnico-racial em turmas dos anos finais do ensino fundamental. Seu objetivo foi identificar e analisar aproximações e distanciamentos entre a proposta curricular do município do Paulista, em Pernambuco, e o atendimento a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de História, nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, cujos dados foram buscados nas expectativas de aprendizagem para os anos finais do ensino fundamental da referida proposta. Aos dados obtidos aplicamos a análise de conteúdo. Com esse propósito, fizemos o mapeamento e a categorização dos dados utilizando o referencial teórico adotado na investigação. No âmbito desta pesquisa, desenvolvemos um jogo educativo digital, como material didático para o ensino de História. No jogo são abordadas narrativas afro-diaspóricas, reconhecendo a história dos negros/as na condição de sujeitos, reconsiderando e ressignificando a história e cultura da África e dos afro- brasileiros. Para atingir os objetivos da investigação, dialogamos com a perspectiva teórica e política dos estudos pós-coloniais latino-americanos, apoiada nos estudos dos autores decoloniais Aníbal Quijano (2005), Edgardo Lander (2005), Walter Mignolo (2005, 2008), Catherine Walsh (2005, 2012) e Nelson Maldonado-Torres (2007), do grupo de pesquisa Modernidade/Colonialidade. Os resultados apontam que o currículo de História é lacunar no que propõe a educação das relações étnico-raciais. Essa invisibilidade não acontece com o currículo de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, pois nesse componente curricular as expectativas de aprendizagem alicerçadas no tratamento das questões raciais possuem maior relevância e estão diretamente relacionadas com as disposições normativas da legislação antirracista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAntirracismo – Legislaçãopt_BR
dc.titleInterculturalidade e decolonialidade no currículo de História : olhares para a reeducação étnico-racial em turmas dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4634706004735601pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1696659914933898pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe theme of this research is Interculturality and decoloniality in the History curriculum: perspectives on ethnic-racial reeducation in classes in the final years of elementary school. Its objective was to identify and analyze approximations and distances between the curricular proposal of the municipality of Paulista, in Pernambuco, and compliance with Law 10.639/2003 and the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations in the teaching of History, in the final years of elementary school. For this, we developed a qualitative research of documentary type, whose data were sought in the learning expectations for the final years of elementary school of the aforementioned proposal. We applied content analysis to the data obtained. For this purpose, we mapped and categorized the data using the theoretical framework adopted in the investigation. Within the scope of this research, we developed a digital educational game, as teaching material for the teaching of History. The game addresses Afro-diaspora narratives, recognizing the history of black people as subjects, reconsidering and reinterpreting the history and culture of Africa and Afro-Brazilians. To achieve the objectives of the investigation, we dialogued with the theoretical and political perspective of Latin American postcolonial studies, supported by the studies of decolonial authors Aníbal Quijano (2005), Edgardo Lander (2005), Walter Mignolo (2005, 2008), Catherine Walsh (2005, 2012) and Nelson Maldonado-Torres (2007), from the research group Modernity/Coloniality. The results show that the History curriculum is lacking in what it proposes to teach about ethnic- racial relations. This invisibility does not happen with the Human Rights and Citizenship Education curriculum, as in this curricular component, learning expectations grounded in the treatment of racial issues have greater relevance and are directly related to the normative provisions of anti-racist legislation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adinaly Pereira Barboza.pdf4,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons