Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44233

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSARTORE, Anna Rita-
dc.contributor.authorSANTOS, João Antonio de Lima-
dc.date.accessioned2022-04-28T15:58:39Z-
dc.date.available2022-04-28T15:58:39Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2022-04-28-
dc.identifier.citationSANTOS, João Antonio de Lima. Audiovisuais como tecnologias: significados na prática docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44233-
dc.description.abstractEste trabalho visa à discussão das significações dos audiovisuais, enquanto tecnologias, para a prática docente analisadas a partir de discursos de professores/as. Com o objetivo de compreender como as/os professoras/es significam o uso de tecnologias audiovisuais no exercício da prática docente tomamos como base os dispositivos teóricos de Moran (1995; 2000), Feenberg (2003) e Duarte e Alegria (2008). A partir da análise de discurso, aportada em Pêcheux (2012) e Orlandi (2010), enquanto dispositivo analítico, buscou-se a identificar os audiovisuais presentes na prática docente, conhecer as metodologias e analisar as concepções significadas pelas/os professoras/es no processo de ensino aprendizagem. Para isso, foram os sujeitos da pesquisa quatro docentes e o campo duas escolas municipais da cidade de Caruaru, Pernambuco que utilizavam tecnologias audiovisuais nas aulas. Diante do que foi visto, compreendemos que há um consenso quando se trata de que as tecnologias digitais e audiovisuais são consideradas importantes recursos para a aula e que os docentes utilizam os audiovisuais como meio para a realização de outros objetivos ligados ao currículo formal. Porém, há um afastamento entre o diálogo de ideias e o potencial crítico dos audiovisuais quando o foco da prática docente se volta para uma única leitura, que parte ou é guiado pelo docente, ou quando eles são meros instrumentos para o trabalho com outro tipo de linguagem.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleAudiovisuais como tecnologias: significados na prática docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7146461398718388pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6541296069041830pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to discuss about the audiovisual significance as technologies through teaching methods from teachers discourse analysis, based on ideas such as Moran’s, audiovisual education (1995; 2000), Feenberg’s philosophy of technology (2003), and Duarte and Alegria’s framework for cinema and education (2008). The purpose of understanding how teachers have signified the audiovisual method in class could lead this research to identify the usual tools, methods and meanings related to audiovisuals teaching purposes. The discourses analysis, based on Pêcheux’s (2012) and Orlandi’s (2010) studies, focused on the meanings of four teachers from two municipal schools who were analyzed within whose methods audiovisuals were being used. Therefore, this research has brought to light aspects of a common consent which reveals the relevance of audiovisual by educational means and for the school curriculum, but also the distance between the teacher-centered method at managing the class for his/her own standard ideas and the different views brought by students which hinders the critical potential the audiovisual could enhance or when they endeavor mere instrumental actions aiming at other kinds of languages work.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, João Antonio de Lima.pdf371,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons