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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44202

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Marcela Fernanda de Carvalho Galvão Figueiredo-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Vieira-
dc.date.accessioned2022-04-27T14:39:02Z-
dc.date.available2022-04-27T14:39:02Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.date.submitted2022-04-27-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Vieira da. Jogo de cartas analógico inclusivo: estudo de caso sobre o Uno. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44202-
dc.description.abstractEsta monografia discorre sobre as dificuldades que as pessoas com deficiên cias visuais têm na sociedade. Podemos citar como exemplos a tecnologia, produtos e serviços educacionais, além do entretenimento que tem avançado para minimizar as dificuldades do dia-a-dia da pessoa com deficiência, propor cionando autonomia e possibilitando que os jogos sejam utilizados por pessoas com limitações visuais, seja ele, daltônico, baixa visual ou cego. O objetivo des te estudo é adaptar o jogo de cartas UNO para que este se torne acessível tan to para pessoas com alguma deficiência visual, quanto por pessoas que não possuem nenhuma limitação. Para isso, foi utilizado a metodologia projetual de Bruno Munari, na metodologia, foi preciso realizar algumas adaptações para que pudesse se enquadrar no projeto. Utilizando de linguagens visuais e táteis, foi possível verificar materiais que melhor se adequassem para a elaboração do Braille e códigos de cores em relevo no jogo UNO. Através dos dados cole tados, análises de materiais e tecnologias, foi possível concluir que os materi ais, as linguagens visuais e táteis aplicadas neste projeto, podem ser utilizadas em diversos projetos impressos do design gráfico, não se limitando apenas aos jogos de cartas.pt_BR
dc.format.extent111p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectJogo de cartaspt_BR
dc.titleJogo de cartas analógico inclusivo: estudo de caso sobre o Uno.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5420793313434161pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph discusses the difficulties that visually impaired people have in societies such as technology, educational and entertainment products and ser vices have advanced to minimize difficulties in everyday life, providing autono my or that they are usable by people with visual limitations, whether color blind, visually impaired or blind. The purpose of this study is to adapt the game of cards UNO so that it is accessible for people with some visual limitation and that at the same time also be useable by people without visual limitation. For this, the design methodology of Bruno Munari was used, in the methodology, it was necessary to make some adaptations so that it could fit in the project. Using visual and tactile languages, it was possible to verify materials that best fit the elaboration of Braille and color codes in relief in the game UNO. Through the collected data and analysis of materials and technologies, it was possible to conclude that the materials and the visual and tactile languages applied in this project can be used in several printed graphic design projects, not limited to card games.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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