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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44108

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorSILVA, Gerssyka de Fátima Sousa da-
dc.date.accessioned2022-04-20T19:09:05Z-
dc.date.available2022-04-20T19:09:05Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.date.submitted2022-04-20-
dc.identifier.citationSILVA, Gerssyka de Fátima Sousa da. Júri simulado - uma estratégia para aprendizagem do conteúdo de aminas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44108-
dc.description.abstractDificuldades de aprendizagem ainda se fazem muito presentes na área das ciências exatas. No contexto do ensino de química, o tema se torna ainda mais desafiante, pois as práticas tradicionais e descontextualizadas ainda fazem parte do cotidiano da maioria das salas de aula, o que reflete na desmotivação e não participação ativa dos estudantes. Diante deste cenário, este trabalho buscou abordar, por meio do júri simulado, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para trabalhar o conteúdo de Aminas. Esta estratégia visou problematizar uma situação proposta, como uma alternativa a metodologia tradicional, proporcionando um momento de promoção de autonomia e protagonismo do estudante em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada com estudantes da turma do 6º período de um curso de Licenciatura em Química e teve por objetivo analisar como esta estratégia pode favorecer o processo de construção de conhecimento do conteúdo citado, tendo como instrumento de pesquisa a observação, o diário de bordo e os materiais produzidos por cada equipe. Foi analisada a construção da linha de raciocínio das equipes, o embasamento científico dos argumentos e a relação feita entre o caso proposto e o conteúdo. A partir dos dados obtidos foi possível perceber que a utilização de um problema contextualizado através do júri simulado desenvolveu autonomia nos estudantes, além de aprimorar elementos caraterísticos do processo de construção de conhecimento, tais como pesquisas científicas, construção e teste de hipóteses, trabalho em equipe e argumentação, o que permitiu a ressignificação do conteúdo, frente ao problema proposto através da apresentação de argumentos.pt_BR
dc.format.extent99p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectDiscussões e debatespt_BR
dc.subjectJúript_BR
dc.titleJúri simulado - uma estratégia para aprendizagem do conteúdo de aminas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1299710327375284pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.description.abstractxLearning difficulties are still very present in the area of exact sciences. In the context of chemistry teaching, the theme becomes even more challenging, as traditional and decontextualized practices are still part of the daily lives of most classrooms, which reflects in the demotivation and non-active participation of students. In view of this scenario, this work sought to address, through the simulated jury, the active Problem Based Learning methodology to work on the content of Aminas. This strategy aimed to problematize a proposed situation, as an alternative to the traditional methodology, providing a moment to promote student autonomy and protagonism in the classroom. This research was carried out with students from the 6th period of a Bachelor's Degree in Chemistry and aimed to analyze how this strategy can favor the process of building knowledge of the mentioned content, using observation, the logbook as a research tool. and the materials produced by each team. The construction of the teams' line of reasoning, the scientific basis of the arguments and the relationship between the proposed case and the content were analyzed. From the data obtained it was possible to perceive that the use of a contextualized problem through the simulated jury developed autonomy in the students, in addition to improving characteristic elements of the knowledge construction process, such as scientific research, construction and hypothesis testing, teamwork and argumentation, which allowed the content to be reframed, in the face of the proposed problem through the presentation of arguments.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9714-9079pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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