Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44106

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorSOUZA, José Márcio da Rocha-
dc.date.accessioned2022-04-20T18:54:28Z-
dc.date.available2022-04-20T18:54:28Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.date.submitted2022-04-20-
dc.identifier.citationSOUZA, José Márcio da Rocha. Saberes populares da tradição nordestina com o barro: a construção de significados científicos a partir do diálogo com ciência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44106-
dc.description.abstractO barro é um material que possui propriedades interessantes e devido a elas é utilizado pelo homem desde muito tempo atrás, para diversos fins. Ao passo que vem sendo utilizado, o barro têm sido objeto da construção de saberes, uma vez que seu uso exige a aplicação de conhecimentos e técnicas por parte daqueles que dele usufruem. Esse tipo de saber é chamado de saber popular e nasce das necessidades e vivências de grupos sociais específicos, ou seja, é típico daquele grupo. Vygotsky, nos seus estudos sobre o desenvolvimento humano, trouxe as concepções de conceitos espontâneos e conceitos científicos, aqueles sendo os primeiros significados que um indivíduo faz da sua realidade, e que, portanto, partem do contexto em que o sujeito está inserido, e estes últimos como significados mais elaborados, sendo que ambos estão relacionados. Dessa forma, partindo-se da noção de que tanto os conceitos citados por Vygotsky quanto os saberes populares são formas de conhecimento, é considerada uma relação entre os saberes populares e a ciência, assim como há entre os conceitos cientifico e espontâneo. Assim, essa pesquisa se propôs, por meio de uma oficina com estudantes de uma turma de primeiro ano do ensino médio do IFPE - campus Caruaru, analisar a construção de significados científicos quando saberes populares relacionados ao barro e ciência são postos em diálogo durante a realização das atividades dessa oficina. O campo de pesquisa desse trabalho está localizado em um grande centro de artesanato com barro em Caruaru-PE, o Alto do Moura. Os resultados obtidos mostraram como os estudantes articularam, a partir da proposta, suas ideias para construir novos significados e assim resolver os problemas trazidos na oficina, assim como a relevância do tema abordado.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectArgilapt_BR
dc.titleSaberes populares da tradição nordestina com o barro: a construção de significados científicos a partir do diálogo com ciência.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2319588864182821pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxClay is a material that has interesting properties and because of them it has been used by humans for a long time, for various purposes. While it has been used, clay has been the object of knowledge construction, since its use requires the application of knowledge and techniques by those who use it. This type of knowledge is called popular knowledge and is arise from the needs and experiences of specific social groups, that is, it is typical of that group. Vygotsky, in his studies on human development, brought the conceptions of spontaneous concepts and scientific concepts, those being the first meanings that an individual makes of his reality, and that, therefore, start from the context in which the subject is inserted, and these the latter as more elaborate meanings, both of which are related. Thus, starting from the notion that both the concepts cited by Vygotsky and popular knowledge are forms of knowledge, it is considered a relationship between popular knowledge and science, just as there is between scientific and spontaneous concepts. Thus, this research proposed, through a workshop with students from a first year class of high school at IFPE - campus Caruaru, to analyse the construction of scientific meanings when popular knowledge related to clay and science are put into dialogue during the realization the activities of this workshop. The research field for this work is located in a large clay handicraft centre in Caruaru-PE, Alto do Moura. The results obtained showed how the students articulated, from the proposal, their ideas to build new meanings and thus solve the problems brought to the workshop, as well as the relevance of the topic addressed.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, José Márcio da Rocha.pdf4,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons