Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44106
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | SOUZA, José Márcio da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T18:54:28Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T18:54:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, José Márcio da Rocha. Saberes populares da tradição nordestina com o barro: a construção de significados científicos a partir do diálogo com ciência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44106 | - |
dc.description.abstract | O barro é um material que possui propriedades interessantes e devido a elas é utilizado pelo homem desde muito tempo atrás, para diversos fins. Ao passo que vem sendo utilizado, o barro têm sido objeto da construção de saberes, uma vez que seu uso exige a aplicação de conhecimentos e técnicas por parte daqueles que dele usufruem. Esse tipo de saber é chamado de saber popular e nasce das necessidades e vivências de grupos sociais específicos, ou seja, é típico daquele grupo. Vygotsky, nos seus estudos sobre o desenvolvimento humano, trouxe as concepções de conceitos espontâneos e conceitos científicos, aqueles sendo os primeiros significados que um indivíduo faz da sua realidade, e que, portanto, partem do contexto em que o sujeito está inserido, e estes últimos como significados mais elaborados, sendo que ambos estão relacionados. Dessa forma, partindo-se da noção de que tanto os conceitos citados por Vygotsky quanto os saberes populares são formas de conhecimento, é considerada uma relação entre os saberes populares e a ciência, assim como há entre os conceitos cientifico e espontâneo. Assim, essa pesquisa se propôs, por meio de uma oficina com estudantes de uma turma de primeiro ano do ensino médio do IFPE - campus Caruaru, analisar a construção de significados científicos quando saberes populares relacionados ao barro e ciência são postos em diálogo durante a realização das atividades dessa oficina. O campo de pesquisa desse trabalho está localizado em um grande centro de artesanato com barro em Caruaru-PE, o Alto do Moura. Os resultados obtidos mostraram como os estudantes articularam, a partir da proposta, suas ideias para construir novos significados e assim resolver os problemas trazidos na oficina, assim como a relevância do tema abordado. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Argila | pt_BR |
dc.title | Saberes populares da tradição nordestina com o barro: a construção de significados científicos a partir do diálogo com ciência. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2319588864182821 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Clay is a material that has interesting properties and because of them it has been used by humans for a long time, for various purposes. While it has been used, clay has been the object of knowledge construction, since its use requires the application of knowledge and techniques by those who use it. This type of knowledge is called popular knowledge and is arise from the needs and experiences of specific social groups, that is, it is typical of that group. Vygotsky, in his studies on human development, brought the conceptions of spontaneous concepts and scientific concepts, those being the first meanings that an individual makes of his reality, and that, therefore, start from the context in which the subject is inserted, and these the latter as more elaborate meanings, both of which are related. Thus, starting from the notion that both the concepts cited by Vygotsky and popular knowledge are forms of knowledge, it is considered a relationship between popular knowledge and science, just as there is between scientific and spontaneous concepts. Thus, this research proposed, through a workshop with students from a first year class of high school at IFPE - campus Caruaru, to analyse the construction of scientific meanings when popular knowledge related to clay and science are put into dialogue during the realization the activities of this workshop. The research field for this work is located in a large clay handicraft centre in Caruaru-PE, Alto do Moura. The results obtained showed how the students articulated, from the proposal, their ideas to build new meanings and thus solve the problems brought to the workshop, as well as the relevance of the topic addressed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, José Márcio da Rocha.pdf | 4,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons