Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44104
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Pedro Antonio da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T18:53:54Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T18:53:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pedro Antonio da. Interdisciplinaridade no ensino de química: trabalhando a temática ambiental através de uma abordagem investigativa e integrada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44104 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso caracterizado como uma pesquisa participante, de cunho qualitativo, buscou analisar como alunos do 1º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, da cidade de Caruaru – PE utilizam os diversos saberes das disciplinas de química, biologia e matemática para a resolução de situações – problemas envolvendo a temática ambiental. Tendo como objetivo principal analisar a partir de uma atividade investigativa, como os estudantes utilizam os saberes escolares de química, biologia e matemática para a resolução de uma situação problema envolvendo a temática ambiental, por meio de um olhar interdisciplinar. Nos procedimentos metodológicos em que participaram vinte e oito estudantes, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: a observação e a entrevista. A aplicação ocorreu através de uma sequência didática, que guiou o processo da investigação. A organização e a análise dos dados obtidos tiveram como referência o método proposto por Bardin (1970), seguindo-se as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Diante dos resultados, observou-se que os estudantes utilizam os saberes das disciplinas de forma fragmentada, separada, com dificuldades para a ligação e síntese desses saberes, para a resolução de situações-problema, envolvendo sistemas complexos que melhor representam a realidade. Apesar disso, deve-se levar em consideração que uma mudança curricular que busca integrar as disciplinas escolares, mexe com toda a estrutura do atual modelo de ensino e aprendizagem escolar, desde os estudantes à gestão, o que sugere uma reforma geral, conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, alguns teóricos apontam que os professores como mediadores do processo de ensino/aprendizagem não estão habituados a trabalharem com projetos interdisciplinares, ao invés disso, costumam confundir o grau de associação e coordenação entre as disciplinas, pois em suas formações inicial não foram preparados para esse trabalho. | pt_BR |
dc.format.extent | 79p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Investigação científica | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade no ensino de química: trabalhando a temática ambiental através de uma abordagem investigativa e integrada. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Wagner André Vieira da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This course completion work characterized as a participant research, of qualitative nature, sought to analyze as students of the 1st year of high school, the Public Network, the city of Caruaru - PE use the various knowledge of the chemistry disciplines, biology and mathematics for the resolution of situations – problem involving the environmental theme. Having the main objective of analyzing from an investigative activity, how students use school knowledge of chemistry, biology and mathematics to solve a problem situation involving the environmental theme, through a look Interdisciplinary. In the methodological procedures, in which twenty-eight students participated, we used it as data collection instruments: observation and interview. The application occurred through a didactic sequence, which guided the investigation process. The organization and analysis of the data obtained had as reference the method proposed by Bardin (1970), followed by the stages of pre-analysis, exploration of the material, treatment of results, inference and interpretation. In view of the results, it was observed that students use the knowledge of the disciplines in a fragmented, separateway, with difficulties in the connection and synthesis of these knowledge, for the resolution of problem situations, involving complex systems that, better represent reality. Nevertheless, it should be taken into account that a curricular change that seeks to integrate school disciplines, interferes with the entire structure of the current school teaching and learning model, from students to management, which suggests a general reform, as proposed by de Common National Curriculum Base (BNCC). In addition, some theorists point out that teachers as mediators of the teaching/learning process are not used to working with interdisciplinary projects, instead, they often confuse the degree of association and coordination between disciplines, because in their initial training scans were not prepared for this work. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5831815522229207 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://lattes.cnpq.br/4983916063738496 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Pedro Antonio da.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons