Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44094

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorSILVA, Gizele Maria da-
dc.date.accessioned2022-04-20T18:50:07Z-
dc.date.available2022-04-20T18:50:07Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted2022-04-20-
dc.identifier.citationSILVA, Gizele Maria da. Aprendizagem de termodinâmica e abordagem CTSA: uma proposta a partir de uma sequência didática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44094-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo uma proposta de uma sequência didática, de como os alunos conseguem relacionar o conteúdo de termodinâmica com abordagem CTSA, no ensino de química. Dessa maneira, foi elaborada uma proposta de sequência didática com abordagem CTSA com relação ao conteúdo de termodinâmica e abordando o tema combustíveis. Logo a temática combustíveis foi uma ferramenta auxiliar para contextualização do conteúdo. Portanto trabalhar um conteúdo de grande relevância social e que haja a problematização é uma forma de gera interesse no aluno e ensinar a partir de um tema que permite a problematização e as interações com os eixos CTSA. Propor uma aprendizagem que busque ao estudante uma forma de compreender os processos químicos em diferentes contextos e também importante o conhecimento cientifico e tecnológico que seja interligados aos fatos do cotidiano do aluno. A pesquisa foi feita com 28 participantes, estudantes da turma de Química do Ensino Médio de uma rede Estadual, buscou analisar como os estudantes tem a visão de relacionar o conteúdo com a abordagem CTSA. A pesquisa é de caráter qualitativa com a natureza de analisar. Os dados foram coletados a partir do questionário de conhecimento prévio e vídeo – gravações durante a sequência didática. As análises de dados foi feita a partir dos discursos dos estudantes em sala de aula, utilizando critérios para ser observado se os estudantes adquiriu aprendizagem. Após as analise de todo momento da sequência didática foi observado que alguns estudantes no início tiveram dificuldades de compreender alguns conceitos especifico sobre o conteúdo de termodinâmica, mas apresentavam noções claras sobre os eixos Ciências – Tecnologia – Sociedade e Ambiente, dessa maneira, foi possível perceber como os estudantes obtiveram aprendizagem de maneira contextualizada e interagindo entre eles sobre as questões apresentadas em sala de aula e adquirindo novos conhecimentos e tendo pensamentos críticos é uma maneira de formar cidadãos reflexivos e poder transformar e transmitir o conhecimento dos mesmos.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectCiência e Tecnologiapt_BR
dc.titleAprendizagem de termodinâmica e abordagem CTSA: uma proposta a partir de uma sequência didática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7938161116138995pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed at a proposal of a didactic sequence, how students can relate thermodynamic contente to the CTSA approach, in chemistry teaching. Thus, a CTSA didactic sequence proposal was elaborated with respect to the thermodynamic content and addressing the fuel theme. Soon the theme fuels was na auxiliary tool for contextualizing the content. Therefore, working whit content of great social relevance and having problematization is a way of generating interest in the student and teanching from a theme that allows problematization and interactions whit the CTSA axes. Propose a learrning that seeks the student a way to understand chemical processes in different contexts and also important scientific and technological knowledge that are interconnected whit the facts of the student’s daily life. The survey was conducted whit 28 participants, students from the high school chemistry class of a state network. It sought to analyze how students have the vision of relating content whit the CTSA approach. The research is qualitative in nature whit the nature of analysis. Data were collected from the previous knowledge questionnaire and vídeo recording during the didactic sequence. Data analysis was done from the students’ speeches in the classroom, using criteria to be observed if students acquired learning. After analyzing the whole sequence of the didactic sequence, it was observed that some student at the beginning had difficulties to understand some specific concepts about the thermodynamic content, but presented clear notions about the Science – Techonogy – Society and environment axes. In this way, it was possible to see how students obtained learning in a contextualized way and interacting whit each other about the issues presented in the classroom and acquiring new knowledge and having critical thoughts is a way of forming reflective home and being able to transform and transmit the knowledge of the students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Gizele Maria da.pdf578,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons