Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44086

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Gilca Terezinha dos-
dc.date.accessioned2022-04-20T14:50:45Z-
dc.date.available2022-04-20T14:50:45Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.date.submitted2022-04-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Gilca Terezinha dos. Avaliação no ensino de Química: concepções e práticas de docentes de Química Licenciatura no Ensino Superior UFPE-CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44086-
dc.description.abstractAvaliação formativa tem que ser compreendida como um processo que contribui com o desenvolvimento da aprendizagem, enfatizando entre outras questões a participação ativa do estudante. A mesma ainda possibilita a sondagem de conhecimentos fundamentais à sistematização do processo ensino-aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi compreender os limites e/ou possibilidades dos professores em aplicar instrumentos avaliativos no Ensino Superior de Química Licenciatura que contribua para um processo eficiente do processo de ensino e de aprendizagem através de uma concepção formativa. Os sujeitos da pesquisa são oito docentes do curso de Química Licenciatura da Universidade Pública localizada na cidade de Caruaru - PE. A análise foi realizada a partir de uma categorização das repostas dos docentes, através de questionário, caracterizando momentos que os docentes determinam uma transformação de comportamento no método avaliativo. Como resultados, os professores que participaram dessa pesquisa, mostraram-se dispostos a investir em práticas educativas diferenciadas, que busquem o aprimoramento dos meios de ensino, os docentes se apresentaram comprometidos com a prática de ações que favoreçam a superação de dificuldades, identificadas nas práticas avaliativas.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleAvaliação no ensino de Química: concepções e práticas de docentes de Química Licenciatura no Ensino Superior UFPE-CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3554324804892973pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxFormative assessment has to be understood as a process, understood as a process that contributes to the development of learning, emphasizing among other issues the active participation of student. It also enables the probing of fundamental knowledge to the systematization of the teaching-learning process. The objective of this work was to understand the limits and/or possibilities of teachers in applying assessments in Higher Education of Chemistry Licentiate that contributes to an efficient process of teaching and learning process through a formative Concepcion. The research subjects are eight professors of the Chemistry Degree course of the Public University located in the city of Caruaru - PE. The analysis was performed based on a categorization of the teachers' answers, through studies, characterizing the moments that the teachers determine a behavior transformation in the evaluation method. As a results, the teachers who participle in this research were willing to invest in the differentiated educational practices that seek to improve the means of teaching. The teachers were committed to the of actions that favor de overcoming of difficulties identified in the practices evaluative.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Gilca Terezinha dos.pdf6,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons