Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44080

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Osmar Veras-
dc.contributor.authorVELOSO, Pedro Henrique Bezerra-
dc.date.accessioned2022-04-20T14:02:50Z-
dc.date.available2022-04-20T14:02:50Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.date.submitted2022-04-19-
dc.identifier.citationVELOSO, Pedro Henrique Bezerra. Implementação do Balanced Scorecard com foco na perspectiva dos processos internos em uma indústria de cosméticos no estado de Pernambuco. / Pedro Henrique Bezerra Veloso. Caruaru: O Autor, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44080-
dc.description.abstractO mercado de cosméticos está mais forte e competitivo, tendendo a se fortalecer cada vez mais, o Brasil se destaca como o terceiro país com o maior mercado de estética do mundo, ficando, atrás, apenas dos Estados Unidos e Japão. As indústrias que atuam nesse mercado devem buscar total adequação quanto a forma de gerenciar suas atividades, pois é um mercado muito dinâmico, para se manter e se destacar no meio que atua, com o auxílio de ferramentas gerenciais, como é o caso do Balanced Scorecard (BSC), possuindo assim um diferencial. O presente trabalho teve como objetivo a aplicação de uma ferramenta estratégica que fornecesse benefícios internos e externos para a indústria em estudo, a qual o BSC foi o melhor que se encaixou nesse perfil, melhorando processos internos e auxiliando na inovação do mix de produtos ofertados. Para essa análise, foi realizada uma coleta de dados, com os sete principais distribuidores da indústria, através da aplicação de dois questionários, o primeiro voltado a inovação e necessidades dos clientes e o segundo com relação a satisfação do cliente com os produtos e com os serviços pós venda. Com isso, os dados foram tabulados, sistematizados e submetidos a uma análise descritiva, através dos resultados obtidos do primeiro questionário aplicado, pode-se inferir que os indicadores da empresa corroboraram com as expectativas dos clientes, dando maior ênfase ao lançamento de novos produtos que atendam aos anseios dos clientes, e que a empresa siga no rumo de investir em produtos de primeira necessidade, principalmente na linha capilar, que foi mencionado pela maioria dos distribuidores. Em seguida, houve a aplicação de um novo questionário com os mesmos distribuidores para saber a satisfação deles com todos os produtos e com todos os serviços oferecidos pós-venda, os resultados obtidos demonstraram que os distribuidores estavam satisfeitos com todos os produtos, assim como com o serviço de pós-venda.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCosméticos - Indústria - Pernambucopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectProdutividade industrial - Mediçãopt_BR
dc.subjectEficiência organizacional - Avaliaçãopt_BR
dc.titleImplementação do Balanced Scorecard com foco na perspectiva dos processos internos em uma indústria de cosméticos no estado de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3951970361488334pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9614727340550889pt_BR
dc.description.abstractxThe cosmetics market is stronger and more competitive, tending to become stronger, Brazil stands out as the third country with the largest aesthetic market in the world, behind only the United States and Japan. The industries that operate in this market must seek total adequacy as to how to manage their activities, as it is a very dynamic market, to maintain and excel in the medium it operates, with the help of management tools, such as the Balanced Scorecard (BSC) thus having a differential. The present work had as objective the application of a strategic tool that provided internal and external benefits for the industry under study, which BSC was the best that fit in this profile, improving internal processes and helping in the innovation of the mix of products offered. For this analysis, a data collection was carried out, with the seven main distributors of the industry, through the application of two questionnaires, the first one focused on innovation and customer needs and the second on customer satisfaction with products and services. after-sales services. With this, the data were tabulated, systematized and subjected to a descriptive analysis, through the results obtained from the first questionnaire applied, it can be inferred that the company's indicators corroborated with the expectations of the clients, giving greater emphasis to the launch of new products that meet the expectations of customers, and that the company will continue to invest in products of first necessity, especially in the capillary line, which was mentioned by most of the distributors. Then, a new questionnaire was applied with the same distributors to know their satisfaction with all the products and with all the services offered after sale, the results obtained showed that the distributors were satisfied with all the products, as well as with the after-sales service.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VELOSO, Pedro Henrique Bezerra.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons