Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44066
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de | - |
dc.contributor.author | LIRA, Saimon Hugo Moreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T18:30:49Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T18:30:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-19 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Saimon Hugo Moreira de. Alimentos e os livros didáticos de química do PNLD (2018-2020): uma sequência didática utilizando textos complementares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44066 | - |
dc.description.abstract | Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apresentam informações que direcionam para o processo de ensino e aprendizagem na educação básica, além de destacar a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para o desenvolvimento de um cidadão crítico, ético e que reflita sobre os fenômenos à sua volta. Como recurso preparatório dentro da escola, o Livro Didático (LD) ainda é o instrumento mais utilizado, mesmo os PCN sugerindo o uso de outros como textos, vídeos, simulações e experimentações para complementar o uso do LD em sala de aula. Isto posto, este trabalho apresenta um levantamento quanto a esses recursos complementares nos LD de Química do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018- 2020 e observou-se a variedade de instrumentos, principalmente, os Textos Complementares nessas obras que podem ser utilizados em diversas estratégias no ensino das ciências. A utilização de textos para o ensino de ciências tem sido recorrentes e tem apresentado pontos positivos quanto ao seu uso, como o incentivo à leitura, pensamento crítico e desenvolvimento de competências e habilidades. Uma estratégia para tornar os conhecimentos científicos mais acessíveis à realidade dos discentes é a uso de temáticas como Alimentos, Água, Agrotóxicos, Metalurgia, dentre outros. Devido a temática ‘Alimentos’ envolver questões sociocientíficas, apresentar grande potencial interdisciplinar entre as ciências e poder ser utilizada para contextualizar diversos conteúdos da Química, ela foi escolhida para ser analisada nos LD de Química do PNLD (2018-2020). A segunda etapa dessa pesquisa foi a construção de uma sequência didática, com três momentos, utilizando dois textos complementares sugeridos nos LD analisados, experimentação, questões contextualizadas e aula expositiva-dialogada. Esses recursos associados a uma abordagem temática para o conteúdo de Termoquímica, apresentou características que comportam às habilidades de leitura, interpretação, representação oral e dissertativa das ideias que são contempladas pela competência de ‘Representação e comunicação’ sugeridas pelos PCN ao longo das intervenções. Portanto, a abordagem temática utilizando de diversos recursos sugeridos nos LD de Química possibilitou o desenvolvimento de habilidades que contribuem na formação cidadã reflexiva, colaborando para um avanço na educação nacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 85p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | Alimentos e os livros didáticos de química do PNLD (2018-2020): uma sequência didática utilizando textos complementares. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1741435980627577 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1891314413056310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Brazilian Curricular Parameters present information that guide the teaching and learning process in basic education, in addition to highlighting the importance of developing competences and skills for the development of critical, ethical citizens who give thought to the events around them. As a preparatory resource within the school, the Text Book is still the most used tool, even though the Curricular Parameters suggest the use of texts, videos, simulations and experiments to add the use of such material in the classroom as complementary resources. That being said, this work presents a survey of these complementary resources in Chemistry textbooks of the Brazilian Textbook Program 2018-2020 and the variety of instruments was observed, mainly, the Complementary Texts in these works that can be used in several strategies in science teaching. The use of texts on science teaching has been recurrent and has presented positive points regarding its use, such as the encouragement of reading, critical thinking and the development of competences and skills. A strategy to make scientific knowledge more accessible to the students' reality is the use of themes such as Food, Water, Pesticides, Metallurgy, and others. The theme 'Food' was chosen to be analyzed in the Brazilian Curricular Parameter Chemistry Text Book (2018-2020) because it involves socio-scientific issues, presenting great interdisciplinary potential among the sciences and can be used to contextualize various contents of Chemistry. The second step of this research was the construction of a didactic sequence, which consists of three stages, using two complementary texts suggested in the analyzed book, experimentation, contextualized questions and expository-dialogued class. These resources, associated with a thematic approach to the content of Thermochemistry, presented characteristics that comprise the skills of reading, interpretation, oral and dissertation representation of the ideas that are contemplated by the competence of 'Representation and communication' suggested by the Brazilian Curricular Parameters throughout the classroom interventions. Therefore, the thematic approach using several resources suggested in the Chemistry Book enables the development of skills that contribute to build a thoughtful citizen, contributing for progress in national education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9623-3516 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIRA, Saimon Hugo Moreira de.pdf | 6,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons