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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44055

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSILVA, Janaina Maria da-
dc.date.accessioned2022-04-19T15:57:48Z-
dc.date.available2022-04-19T15:57:48Z-
dc.date.issued2018-09-03-
dc.date.submitted2022-04-19-
dc.identifier.citationSILVA, Janaina Maria da. Contribuições de uma proposta didática na perspectiva da educação científica baseada em projeto, a partir da temática da hipertensão arterial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44055-
dc.description.abstractA Alfabetização Científica tem como papel fazer com que os alunos e as pessoas que estejam inseridas no meio social sejam capazes de reconhecer a ciência no cotidiano e aplicar este conhecimento adquirido, fazendo transformações e o possível emprego nas situações do dia a dia. Dessa forma, vemos a importância da Alfabetização Científica como maneira de preparar os alunos para entenderem as questões do mundo de modo que possam empregar o aprendizado adquirido na escola com o que é apresentado socialmente. A temática que foi abordada no presente trabalho tem como principal foco os jovens, por se tratar de um problema social pouco abordado pelas entidades de saúde, na maioria das vezes as ações de políticas públicas só se referem aos idosos, Partindo da perspectiva de apropriação do conhecimento, objetivou-se neste trabalho analisar as contribuições de uma proposta didática de modo que venha a ser desenvolvido o pensamento científico nos estudantes mediante a elaboração de projetos que estejam ligados com a temática social abordada: a Hipertensão Arterial, bem como propostas de medidas de saúde coletiva na Alfabetização Científica dos participantes. Tendo como alvo os alunos do 2º ano do ensino médio a metodologia foi desenvolvida a partir da inserção de uma temática presente na realidade dos alunos, a fim de propiciar um envolvimento maior com o problema em questão, visando assim a resolução de problemas que foram expostos pelo projeto. Desse modo, foram desenvolvidas seis etapas, descritas na metodologia, que serviram de direcionamento para apropriação do tema discutido tendo em vista o crescimento do conhecimento científico. Após a realização das etapas o produto final do projeto foi a realização de uma divulgação científica realizada pelos alunos, para a comunidade escolar, alunos de outras turmas e demais funcionários da escola, constatando a aprendizagem adquirida e contextualizada através de experimentações e demonstrações na finalização do projeto.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectHipertensão arterialpt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEducação - Aplicações científicaspt_BR
dc.titleContribuições de uma proposta didática na perspectiva da educação científica baseada em projeto, a partir da temática da hipertensão arterial.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3071273807425645pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxThe scientific literacy has as its role to make students and people in the social environment to be able to recognize science in everyday life and apply this knowledge acquired, making transformations and possible using in everyday situations. This way, we see the importance of the Scientific Literacy as a way to prepare the students to understand the world's issues so that they can use the acquired learning in the school with what is presented socially. The thematic that will be approached in this work, has as the main focus the young people, because it is a social problem little agreed by the health entities, most of the times the actions of public policies only refer to the elderly. From the perspective of knowledge appropriation, we aim to analyze the contributions of scientific literacy didactically so that scientific thinking will be developed in students, through the elaboration of projects that are linked to the interaction with the social theme addressed, Arterial Hypertension, as well as proposals for collective health measures in the scientific literacy of the participants. Targeting second year high school students, the methodology was developed from the insertion of a theme that is of the reality of the students, in order to provide a greater involvement with the problem in question, aiming at solving problems of what was exposed by the project. Thus, six steps were developed, described in the methodology, which served as a guide for the appropriation of the topic discussed in view of the growth of scientific knowledge. After the completion of the steps, the final product of the project was the realization of a scientific dissemination carried out by the students, to the school community, students from other classes and other school staff, confirming the learning acquired and contextualized through experiments and demonstrations at the end of the project.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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