Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44054
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Gleydson Douglas Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T15:54:25Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T15:54:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-19 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Gleydson Douglas Santos. A história da química no ensino de ligações químicas em uma turma de ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44054 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como foco o ensino de ligações químicas a partir da história da química. Com isto, esta pesquisa teve como objetivos analisar como os alunos de 1º ano compreendem o conceito de ligação química em nível submicroscópico, a partir de uma abordagem histórica através de uma sequência didática produzida pelo autor. Bem como também analisar como os estudantes desenvolvem e compreendem as teorias de ligações químicas a partir das sequências didáticas através da história da química, além de Identificar momentos em que os estudantes se tornam capazes de explicar fenômenos a partir da visão submicróscopica de ligação química. Esta se trata de uma pesquisa quantitativa e qualitativa de cunho exploratório, que teve seus dados obtidos através de questionários, exercícios e linha do tempo. Para obtenção dos dados foram necessárias aplicação de 4 aulas que duraram 50 minutos, com duração de 4 dias. O público alvo foram alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola em Caruaru onde fizeram parte da pesquisa 37 alunos. Os dados foram obtidos e analisados a partir do material que os alunos produziram em sala. Os resultados adquiridos destacam que com a utilização da sequência didática os alunos conseguiram identificar, compreender e analisar como aconteciam as ligações químicas, bem como dizer quais partes do átomo é o responsável pela ligação química. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Química - História | pt_BR |
dc.subject | Ligações químicas | pt_BR |
dc.title | A história da química no ensino de ligações químicas em uma turma de ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0871876399661074 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work focuses on the teaching chemical bonds from the history of chemestry. Thus, this research aimed to analyze how first years studients understand the concept of chemical bonding at the submicroscopic level from a historical approach through a didactic sequence produced by the author, to analyze how students develop and understand the theories of chemical bonds from didactic sequence through the history of chemistry and identify situations when students become able to explain phenomena from the submicroscopic view of chemical bonding. This research of nature exploratory is based in a qualitative e quantitative in the data obtained through a questionnaires, exercises and timeline. To get the date of this research was necessary 4 classes with duration 50 minutes along 4 days. The target audience were first years higt school students at a school in Caruaru with the participation of 37 students. The data were obtained and analyzed from the material that the students produced in the classroom. The results gained show that with the use of the didactic sequence the students were able to identify, understand and analyze how the chemical bonds happened as well as to say which parts of the atom is responsible for the chemical bonding. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARAUJO, Gleydson Douglas Santos.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons