Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44049

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorGOMES, Marta Maria da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-19T11:56:23Z-
dc.date.available2022-04-19T11:56:23Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.citationGOMES, Marta Maria da Silva. A identidade docente quilombola: uma análise sobre a sua construção na comunidade quilombola do Sambaquim-Panelas/PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44049-
dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre a identidade docente quilombola. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a construção da identidade docente de professores que atuam em escolas quilombolas. Para aprofundamento do aporte teórico, utilizamos Ferreira (2013), Fanon (2004) e Quijano (2007) para as discussões sobre Quilombo e Quilombola; no que se refere ao conceito de educação escolar quilombola, nos debruçamos sobre as análises de Botelho (2000). E no tocante à identidade docente, nos apoiamos nos estudos de Tardif (2014) e Miranda (2014) dentre outros. De caráter qualitativo, recorremos a Pesquisa documental e de campo. Foi realizada a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados, usamos a Análise de Conteúdo BARDIN(1997) por meio da qual observou-se a construção da identidade docente da professora que atua na escola Manoel Bandeira, localizada na Comunidade Quilombola do Sambaquim de Panelas-PE, é fruto não apenas da formação de seu currículo, ela é um somativo da sua identidade social e pessoal. A professora tem uma identidade quilombola, todavia por estar imersa dentro da lógica eurocêntrica que determina os padrões do que é ser negro e do que é ser quilombola, ela não consegue assumir essa identidade porque rompe com os estereótipos, visto que ela não é negra. A falta de uma formação para além da escola multisseriada, não permite que Maria Firmino dos Reis desmitifique esses estereótipos, assuma na sua identidade pessoal o ser quilombola. Cabe ressaltar que as formações segundo a docente sempre são de modo geral com os demais professores, sem sensibilizar com as especificidades que o Sambaquim possui, indo contra o que as Diretrizes Curriculares para a Educação Quilombola orienta.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuilombospt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleA identidade docente quilombola: uma análise sobre a sua construção na comunidade quilombola do Sambaquim-Panelas/PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0654563505926619pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.description.abstractxThe present work deals with the quilombola teaching identity. The general objective of this research is to analyze the construction of the teaching identity of teachers who work in quilombola schools. In order to deepen the theoretical contribution, we used Ferreira (2013), Fanon (2004) and Quijano (2007) for the discussions on Quilombo and Quilombola; with regard to the concept of quilombola school education, we focus on the analyzes of Botelho (2000). And regarding teacher identity, we rely on the studies of Tardif (2014) and Miranda (2014) among others. Of qualitative character, we resort to documentary and field research. The semi-structured interview was conducted. In order to analyze the data, we used the BARDIN Content Analysis (1997) through which the construction of the teaching identity of the teacher working at the Manoel Bandeira school, located in the Quilombola Community of the Sambaquim de Panelas-PE, was observed. of the formation of its curriculum, it is a summation of its social and personal identity. The teacher has a quilombola identity, however, because she is immersed within the Eurocentric logic that determines the standards of what it is to be black and what it is to be quilombola, she can not assume that identity because she breaks with stereotypes, since she is not black. The lack of a formation beyond the multi seriated school, does not allow Maria Firmino dos Reis demythologize these stereotypes, assume in its personal identity the quilombola being. It should be emphasized that teacher training is always in general with the other teachers, without sensitizing with the specifics that Sambaquim has, against what the Curriculum Guidelines for Quilombola Education guides.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GOMES, Marta Maria da Silva.pdf1,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons