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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44047
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | REGIS NETO, Oduvaldo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T11:55:54Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T11:55:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | REGIS NETO, Oduvaldo dos Santos. A construção do jogo Linha do Tempo da Ciência: do processo de criação aos testes iniciais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44047 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa buscou investigar a possibilidade de se ter um jogo de cartas que trate de história da ciência, de tal forma que não sejam propagadas as visões deformadas sobre ela, apresentando-a de outra forma e relembrando eventos às vezes esquecidos durante o processo de ensino aprendizagem na sala de aula. Visto que a inserção de história da ciência é considerada importante segundo os documentos do governo, mas há uma dificuldade de ser feita, além disso, desconstruir a imagem de uma ciência exata, acabada, perfeita, entre outros, isso é necessário para mostrar a ciência como atividade humana, ou seja, a ciência pode errar. Então é dessa forma que o jogo Linha do Tempo da Ciência tenta retratar essa história de maneira lúdica, sendo possível de integrar alunos da educação básica até alunos da pós-graduação, como foi feito os testes iniciais a respeito do jogo desenvolvido. Assim, o jogo conta com cartas de eventos científicos e cartas de contexto histórico, os jogadores ganham cartas de ambos os tipos e devem escolher o local baseado numa perspectiva temporal onde deve colocar as cartas recebidas, jogando uma por rodada, as cartas de acontecimentos científicos contêm eventos ligados a conhecimentos tratados em sala de aula, que estão presentes em livros didáticos, mas também têm cartas que tratam de eventos científicos poucos tratados na literatura, a mulher na ciência, pessoas negras na ciência, prêmio Nobel, ciência brasileira, curiosidades, invenções/construções, publicações de livros/artigos, equações e feitos históricos que pareciam imagináveis para a sociedade. Desse modo, os testes iniciais do jogo foram feitos com 4 grupos de alunos que se disponibilizaram para jogar, sendo 1 grupo do ensino médio, 2 grupos da graduação e 1 grupo da pós-graduação, então, a partir das vivências realizadas, foram feitas observações e anotações em um diário de campo, a pesquisa tem o viés qualitativo para poder considerar todo o contexto que envolve a aplicação desses testes. Portanto, após essas aplicações notou-se positivo a utilização do jogo, resultando também possibilidades de pesquisas, tanto sobre formação docente quanto sobre metodologia e práticas de ensino. Assim o jogo criado conseguiu atingir as características de jogo tratada nessa pesquisa, além de ser bastante aceito entre os participantes, cumprindo os objetivos desse trabalho. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciência - História | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | A construção do jogo Linha do Tempo da Ciência: do processo de criação aos testes iniciais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9457245093603845 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research sought to investigate the possibility of having a card game that deals with the history of science, in such a way that it does not propagate the deformed views about it, presenting it in another way and recalling events that are sometimes forgotten during the teaching process. learning in the classroom. Since the insertion of the history of science is considered important according to government documents, but there is a difficulty to be done, in addition, deconstructing the image of an exact, finished, perfect science, among others, this is necessary to show the science as human activity, that is, science can make mistakes. So this is how the science timeline game tries to portray this story in a playful way, being possible to integrate students from basic education to graduate students, as was done the initial tests regarding the game developed. Thus, the game has cards from scientific events and cards of historical context, players win cards of both types and must choose the place where to place the cards received, playing one per round, the cards of scientific events contain events related to knowledge treated in the classroom, which are present in textbooks, but also have letters dealing with scientific events few treated in literature, women in science, black people in science, Nobel Prize, Brazilian science, curiosities, inventions / constructions, publications of books / papers, equations and historical facts that seemed imaginable to society. Thus, the initial tests of the game were made with 4 groups of students who made themselves available to play, being 1 group from high school, 2 groups from undergraduate and 1 group from graduate school, then, from the experiences carried out, they were made observations and notes in a field diary, the research has a qualitative bias to be able to consider the entire context that involves the application of these tests. Therefore, after these applications, the use of the game was noted positively, resulting also in research possibilities, both on teacher training and on teaching methodology and practices. Thus, the game created managed to achieve the game characteristics treated in this research, in addition to being widely accepted among the participants, fulfilling the objectives of this work. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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