Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44044

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorBARBOSA, Léa Maria-
dc.date.accessioned2022-04-19T11:54:57Z-
dc.date.available2022-04-19T11:54:57Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.citationBARBOSA, Léa Maria. As causas da evasão escolar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Surubim – PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44044-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso, apresenta o resultado de uma pesquisa no Município de Surubim-PE, que teve como objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos das escolas pública. Adotou-se a abordagem quali-quantitativa, a partir da aplicação de questionários com questões fechadas e abertas, tendo como campo de investigação os estudantes evadidos da modalidade Jovens e Adultos (EJA). Através desta pesquisa constatou-se que a evasão escolar na EJA, ocorre especialmente por conta do trabalho, onde os estudantes desistem dos estudos para garantir o sustento da família. Outras causas contempladas são: falta de transporte, desinteresse pela escola, problemas de saúde, dentre outros. Ficou evidente que, dos estudantes que se evadem, voltam a matricula-se na tentativa de melhorar a qualidade de vida para sua família. Também vale ressaltar que, apesar desses estudantes retornarem à escola, a efetivação da matrícula, não garante sua permanência, por isso os níveis de evasão são alarmantes na EJA. Os resultados apontam para a necessidade de gestores das instituições de ensino formularem estratégias para suprimir a evasão escolar nas turmas da EJA. Rever a metodologia e o processo avaliativo utilizado na prática pedagógica dessa modalidade de ensino, promover formação continuada para os professores, provocando os à pesquisa, pois o fracasso escolar atribuído ao estudante, se articula aos fatores socioeconômico e a política pública educacional. Na tentativa de erradicar a evasão escolar são necessárias transformações racionais e pertinentes à realidade do estudante. O texto defende a necessidade da escola combater a exclusão social por meio do efetivo trabalho educativo, fomentando a aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento, com a função não só de escolarizar, mas integrar o sujeito ao mundo em que está inserido.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleAs causas da evasão escolar dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Surubim – PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7617155316930237pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo de conclusión de curso, presenta el resultado de una investigación en el Municipio de Surubim-PE, que tuvo como objetivo general analizar los factores que contribuyen a la evasión de los alumnos de la Educación de Jóvenes y Adultos de las escuelas públicas. Se adoptó el abordaje cuali-cuantitativo, a partir de la aplicación de cuestionarios con cuestiones cerradas y abiertas, teniendo como campo de investigación a los estudiantes evadidos de la modalidad Jóvenes y Adultos (EJA). A través de esta investigación se constató que la evasión escolar en la EJA, ocurre especialmente por cuenta del trabajo, donde los estudiantes desisten de los estudios para garantizar el sustento de la familia. Otras causas contempladas son: falta de transporte, desinterés por la escuela, problemas de salud, entre otros. Es evidente que, de los estudiantes que se evade, vuelven a matricula en el intento de mejorar la calidad de vida para su familia. También vale resaltar que, a pesar de que estos estudiantes regresan a la escuela, la efectividad de la matrícula, no garantiza su permanencia, por lo que los niveles de evasión son alarmantes en la EJA. Los resultados apuntan a la necesidad de gestores de las instituciones de enseñanza formular estrategias para suprimir la evasión escolar en las clases de la EJA. En el caso de los alumnos, el alumno debe tener en cuenta que el alumno debe tener en cuenta que el alumno no tiene acceso a la educación. En el intento de erradicar la evasión escolar son necesarias transformaciones racionales y pertinentes a la realidad del estudiante. El texto defiende la necesidad de la escuela para combatir la exclusión social a través del efectivo trabajo educativo, fomentando el aprendizaje en las diferentes áreas de conocimiento, con la función no sólo de escolarizar, sino integrar al sujeto al mundo en que está inserto.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBOSA, Léa Maria.pdf604,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons