Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44043
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | NOGUEIRA, Uémisson Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T11:53:28Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T11:53:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Uémisson Araújo. A utilização do sistema planetário como analogia para estudar o átomo de Bohr: uma análise do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44043 | - |
dc.description.abstract | O estudo sobre analogias e concepções espontâneas no Ensino de Ciências é um tema frequentemente debatido por pesquisadores. Atualmente pesquisas sobre analogias são desenvolvidas e analisadas para melhorar o Ensino de Física no Ensino Médio, assim como na Universidade. Essas investigações são, na maioria das vezes, construídas através de observações de aulas e livros didáticos. O presente trabalho trata de uma análise da analogia do Sistema Planetário utilizado para explicar o Modelo Atômico de Bohr. Em primeiro lugar, realizamos uma investigação se essa analogia é usada como ferramenta didática em livros de Física do Ensino Médio. Em seguida, foi feita uma entrevista semiestruturada com docentes que atuam no Ensino Médio da Rede Estadual sobre o sistema planetário como modelagem semelhante para estudar o átomo de Niels Bohr. Após as análises dos dados, foi feito um estudo reflexivo sobre a aplicação de analogias em aulas baseado no modelo Teaching With Analogies (TWA), elaborado por Shawn Glynn, e foi construída uma proposta para utilização do sistema planetário como analogia, que pode ser explorada por professores do Ensino Médio ou por autores de livros didáticos que desejem estudar o Átomo de Bohr. As observações feitas nos auxiliaram a compreender o quanto as analogias e metáforas foram importantes para o desenvolvimento da sociedade, bem como, para o crescimento dinâmico da Ciência. Portanto, a pesquisa nos reforçou a importância das analogias, especialmente para tratar de assuntos complexos, mas também nos proporcionou percepções sobre os conceitos e cuidados que devemos ter ao explorar metodologicamente uma analogia. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Átomos - Modelos | pt_BR |
dc.subject | Analogia – Uso -Ensino de segundo grau | pt_BR |
dc.title | A utilização do sistema planetário como analogia para estudar o átomo de Bohr: uma análise do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4817450893568130 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study of analogies and spontaneous conceptions in Science Teaching is a subject frequently debated by researchers. Currently research on analogies is developed and analyzed to improve the teaching of physics in high school, as well as at the University. These investigations are mostly built through classroom observations and textbooks. This paper deals with an analysis of the Planetary System analogy used to explain Bohr's Atomic Model. First, we conducted an investigation into whether this analogy is used as a teaching tool in high school physics textbooks. Then, a semi-structured interview was conducted with teachers who work in State High School about the planetary system as a similar modeling to study the Niels Bohr atom. After the data analysis, a reflective study on the application of analogies in classes based on the Teaching With Analogies (TWA) model, developed by Shawn Glynn, was made, and a proposal was built to use the planetary system as an analogy, which can be explored by high school teachers or textbook authors who wish to study Bohr's Atom. The observations made helped us to understand how important analogies and metaphors were for the development of society, as well as for the dynamic growth of science. Therefore, research has reinforced the importance of analogies, especially in dealing with complex issues, but also provided insights into the concepts and cautions we should take when exploring an analogy methodologically. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NOGUEIRA, Uémisson Araujo .pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons