Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44043

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Uémisson Araújo-
dc.date.accessioned2022-04-19T11:53:28Z-
dc.date.available2022-04-19T11:53:28Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Uémisson Araújo. A utilização do sistema planetário como analogia para estudar o átomo de Bohr: uma análise do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44043-
dc.description.abstractO estudo sobre analogias e concepções espontâneas no Ensino de Ciências é um tema frequentemente debatido por pesquisadores. Atualmente pesquisas sobre analogias são desenvolvidas e analisadas para melhorar o Ensino de Física no Ensino Médio, assim como na Universidade. Essas investigações são, na maioria das vezes, construídas através de observações de aulas e livros didáticos. O presente trabalho trata de uma análise da analogia do Sistema Planetário utilizado para explicar o Modelo Atômico de Bohr. Em primeiro lugar, realizamos uma investigação se essa analogia é usada como ferramenta didática em livros de Física do Ensino Médio. Em seguida, foi feita uma entrevista semiestruturada com docentes que atuam no Ensino Médio da Rede Estadual sobre o sistema planetário como modelagem semelhante para estudar o átomo de Niels Bohr. Após as análises dos dados, foi feito um estudo reflexivo sobre a aplicação de analogias em aulas baseado no modelo Teaching With Analogies (TWA), elaborado por Shawn Glynn, e foi construída uma proposta para utilização do sistema planetário como analogia, que pode ser explorada por professores do Ensino Médio ou por autores de livros didáticos que desejem estudar o Átomo de Bohr. As observações feitas nos auxiliaram a compreender o quanto as analogias e metáforas foram importantes para o desenvolvimento da sociedade, bem como, para o crescimento dinâmico da Ciência. Portanto, a pesquisa nos reforçou a importância das analogias, especialmente para tratar de assuntos complexos, mas também nos proporcionou percepções sobre os conceitos e cuidados que devemos ter ao explorar metodologicamente uma analogia.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectÁtomos - Modelospt_BR
dc.subjectAnalogia – Uso -Ensino de segundo graupt_BR
dc.titleA utilização do sistema planetário como analogia para estudar o átomo de Bohr: uma análise do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4817450893568130pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThe study of analogies and spontaneous conceptions in Science Teaching is a subject frequently debated by researchers. Currently research on analogies is developed and analyzed to improve the teaching of physics in high school, as well as at the University. These investigations are mostly built through classroom observations and textbooks. This paper deals with an analysis of the Planetary System analogy used to explain Bohr's Atomic Model. First, we conducted an investigation into whether this analogy is used as a teaching tool in high school physics textbooks. Then, a semi-structured interview was conducted with teachers who work in State High School about the planetary system as a similar modeling to study the Niels Bohr atom. After the data analysis, a reflective study on the application of analogies in classes based on the Teaching With Analogies (TWA) model, developed by Shawn Glynn, was made, and a proposal was built to use the planetary system as an analogy, which can be explored by high school teachers or textbook authors who wish to study Bohr's Atom. The observations made helped us to understand how important analogies and metaphors were for the development of society, as well as for the dynamic growth of science. Therefore, research has reinforced the importance of analogies, especially in dealing with complex issues, but also provided insights into the concepts and cautions we should take when exploring an analogy methodologically.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOGUEIRA, Uémisson Araujo .pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons