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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44041

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorMELO, Luiz Fernando Alves de-
dc.date.accessioned2022-04-19T11:52:45Z-
dc.date.available2022-04-19T11:52:45Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.citationMELO, Luiz Fernando Alves de. Análise didática e experimental de lançamento de projéteis com resistência do ar com a utilização de brinquedos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44041-
dc.description.abstractO estudo do lançamento de projéteis no ensino médio está baseado numa modelagem teórica simplificada, onde o projétil é abstraído em uma partícula sem dimensões e não estando sujeito à interação com o meio onde se propaga, ou seja, não é considerado o efeito resistivo do ar. Neste trabalho, é realizada uma revisão dos modelos teóricos sem e com resistência do ar para o lançamento de uma partícula. No modelo com resistência do ar é levada em consideração uma força resistiva proporcional e oposta à velocidade vetorial e as equações do movimento são resolvidas exatamente, em particular, uma expressão exata para o alcance dos projéteis em termos do ângulo de lançamento é obtida. É proposta, também, uma análise experimental de baixo custo do problema do lançamento de projéteis em sala de aula, onde é mostrado aos estudantes qual a relação entre o ângulo de lançamento e o alcance de projéteis com diferentes formas e massas, levando em consideração o efeito da resistência viscosa do ar. A comparação dos resultados experimentais com as previsões teóricas baseadas nos modelos simplificados evidencia o efeito da resistência do ar e da forma geométrica dos projeteis no movimento. A aprendizagem dos estudantes através da metodologia experimental e do método tradicional baseado na metodologia do modelo teórico simplificado é estimada através da aplicação de dois questionários, evidenciando uma substancial melhoria na aprendizagem significativa através do primeiro método.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectProjéteispt_BR
dc.subjectBrinquedos – Recursos didáticospt_BR
dc.titleAnálise didática e experimental de lançamento de projéteis com resistência do ar com a utilização de brinquedos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAMELO NETO, Gustavo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2142544676664467pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.description.abstractxThe study of projectile launching in Brazilian high school is based on simplified theoretical modeling, where the projectile is abstracted in a dimensionless particle and not subject to inter action with the environment where it propagates, ie, the resistive effect of air is not considered. In this work, a review of the theoretical models with and without air resistance for a particle launch is performed. In the air-resistance model, a resistive force, proportional and opposite to the vectorial velocity is taken into account and the equations of motion are solved exactly, in particular, an exact expression for the projectile range in terms of the launch angle is ob tained. It is also proposed a low-cost experimental analysis of the projectile launching problem in the classroom, where are shown to the students the relationship between the launch angle and the range of projectiles with different shapes and masses, taking into account the effect of viscous air resistance. A comparison of experimental results with theoretical predictions based on simplified models shows the effect of air resistance and the geometric shape of projectiles on movement. Student learning through the experimental methodology and the traditional method based on the simplified theoretical model methodology is estimated by applying two question naires, showing a substantial improvement in significant learning through the first method.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1196031119840419pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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