Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44038

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorLIMA, Camila Rayanne Alves Gomes-
dc.date.accessioned2022-04-19T11:15:53Z-
dc.date.available2022-04-19T11:15:53Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.citationLIMA, Camila Rayanne Alves Gomes. O uso da experimentação de Física por meios alternativos para melhoria da aprendizagem das Leis de Newton. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44038-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades da utilização da experimentação demonstrativa para o ensino e aprendizagem da física, tendo como foco as leis de Newton e suas aplicações. Esta mesma ideia foi apresentada no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) em um artigo intitulado como “O uso da experimentação de física para melhoria da aprendizagem”. Para a realização desta pesquisa, foram selecionadas duas turmas do 1º ano do ensino médio, escolhidas de forma aleatória, contudo, com a mesma professora de física em ambas as turmas. A pesquisa aconteceu na EREM Padre Antônio Barbosa Júnior, na cidade de Jurema Pe. Inicialmente fez-se um questionário de diagnóstico nas turmas, contendo questões sobre o interesse dos alunos em relação a disciplina de física e questões envolvendo os conceitos das leis de Newton. Posteriormente foi feito uma revisão dos assuntos já vistos em sala de aula e em seguida a aplicação dos experimentos. Por fim, fez-se um questionário de verificação, a fim de compreender a influência dos experimentos propostos. Os resultados revelaram que os experimentos serviram como elemento motivador nas turmas em que foram aplicadas além de facilitarem na compreensão dos conceitos referentes as leis de Newton.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectFísica – Experiênciaspt_BR
dc.subjectLeis de Newton - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.titleO uso da experimentação de Física por meios alternativos para melhoria da aprendizagem das Leis de Newton.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAMPELLO, Sérgio de Lemos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2407522233092131pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to analyze the possibilities of using demonstrative experimentation for teaching and learning physics, focusing on Newton's laws and their applications. This same idea was presented at the Congresso Nacional de Educação (CONEDU) in an article entitled "The Use of Physics Experimentation to Improve Learning." To carry out this research, two classes from the first year of high school were selected, randomly selected, however, with the same physics teacher in both classes. The research took place at the EREM Padre Antônio Barbosa Júnior, in the city of Jurema-PE. Initially, a diagnostic questionnaire was designed with students, containing questions about students' interest in the discipline of physics and questions involving Newton's law concepts. Subsequently, a review of the subjects already seen in the classroom was made, followed by the application of the experiments. Finally, a verification questionnaire was made in order to understand the influence of the proposed experiments. The results revealed that the experiments served as a motivating element in the classes in which they were applied, besides facilitating the understanding of the concepts related to Newton 's laws.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1232044201237012pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMA, Camila Rayanne Alves Gomes.pdf761,72 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons