Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44014

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Gilson Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-04-18T18:30:15Z-
dc.date.available2022-04-18T18:30:15Z-
dc.date.issued2021-12-23-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44014-
dc.description.abstractA corrida de orientação no ensino médio pode ser uma metodologia efetiva, já que o esporte de Orientação apresenta diversas possibilidades de relações com as mais variadas faixas etárias de alunos e com as relações possíveis com outras áreas de conhecimento. Esse esporte abre um leque de possibilidades de atuação, pois pode ser desenvolvido tanto em locais como a própria escola ou chácaras e bairros, fazendo uso de instrumentos como a bússola, mapa de cidade ou do bairro e a planta da escola. O estudo teve como objetivo descrever como a corrida de orientação pode fazer parte do contexto escolar no ensino médio. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, onde foram utilizados livros e publicações de artigos científicos nacionais nas bases de dados, MedLine, Scielo Google Acadêmico. Para compor a amostra, foram previamente estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: estudos publicados entre os anos de 2007 a 2021; estudos completos e disponíveis. Após a aplicação de todos os critérios de inclusão e exclusão, realizou-se leituras dos títulos permanecendo 178 estudos; e após leitura do resumo, 138 artigos foram excluídos restando 40 estudos para que fosse realizada a leitura na íntegra, sendo 20 deles, os artigos eleitos para compor a amostra final. No decorrer deste trabalho percebeu-se que a corrida de orientação tem três vertentes bem definidas que são a competitiva, a pedagógica e recreativa. A partir da análise feita nos artigos encontrados, verificou-se algumas possibilidades, perspectivas e benefícios de se trabalhar a corrida de orientação nas aulas de educação física no ensino médio.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtletismopt_BR
dc.subjectEducação física para adolescentespt_BR
dc.subjectCorridas (atletismo)pt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleCorrida de orientação como conteúdo no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe orienteering race in high school can be an effective methodology, since the sport of Orienteering presents several possibilities of relationships with the most varied age groups of students and with possible relationships with other areas of knowledge. This sport opens up a range of possibilities for action, as it can be developed in places such as the school itself or farms and neighborhoods, making use of instruments such as a compass, city or neighborhood map and the school's plan. The study aimed to describe how the orienteering race can be part of the school context in high school. The methodology used was the bibliographic review, which used books and publications of national scientific articles in the databases, MedLine, Scielo Google Academic. To compose the sample, the following inclusion criteria were previously established: studies published between 2007 and 2021; complete and available studies. After applying all inclusion and exclusion criteria, titles were read, remaining 178 studies; and after reading the abstract, 138 articles were excluded, leaving 40 studies to be read in full, 20 of which were the articles chosen to compose the final sample. During this work, it was noticed that the orienteering race has three well-defined aspects, which are competitive, educational and recreational. From the analysis of the articles found, some possibilities, perspectives and benefits of working the orienteering race in physical education classes in high school were verified.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva Filho, Gilson Rodrigues da.pdf569,01 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons