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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43964

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorCARMO, Danyela da Silva do-
dc.date.accessioned2022-04-13T21:43:33Z-
dc.date.available2022-04-13T21:43:33Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.date.submitted2022-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43964-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem neurológica, responsável por afetar o desenvolvimento neuropsicomotor de indivíduos. Dentre as características das pessoas com TEA pode-se destacar principalmente três: dificuldade em comunicar-se verbal e não verbalmente; comportamentos repetitivos de movimentos e dificuldade na interação social. Desde cedo algumas crianças com TEA já apresentam sintomas de disfunção motora e danos sensoriais. Com base em estudos prévios, foi observado que as atividades rítmicas e expressivas possuem efeitos positivos para crianças e adolescentes, capacitando o método como um meio de intervenção a ser experimentado no tratamento de diversas patologias físicas e mentais, incluindo o TEA. A partir disso, foi considerado que as atividades rítmicas e expressivas com os seus benefícios atrelados, seria capaz de estimular o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA, podendo ser trabalhadas também na escola através das abordagens pedagógicas da Educação Física: Psicomotricidade e Desenvolvimentista. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caráter qualitativo e descritivo sobre os impactos positivos das atividades rítmicas e expressivas na vida de crianças e adolescentes com TEA, especificamente no desenvolvimento de suas habilidades motoras. A metodologia se deu através de uma revisão da literatura, entre janeiro e novembro de 2021, nas bases de dados PUBMED, SCIELO e CAPES. Concluiu-se que as atividades rítmicas e expressivas possuem eficácia no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA, além da melhora da sua expressão corporal, auxiliando a comunicação e interação social; e que para avaliar a eficácia destas aulas no ambiente escolar, se faz necessário a iniciação da aplicabilidade desta modalidade de dança na escola.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectDestreza motorapt_BR
dc.titleAtividades rítmicas e expressivas: sua associação com o desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes com transtorno espectro autista (TEA)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBERGER, Sâmara B.-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7227315879168626pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurological disorder, responsible for affecting the neuropsychomotor development of individuals. Among the characteristics of people with ASD, three can be highlighted: difficulty in communicating verbally and non-verbally; repetitive movement behaviors and difficulty in social interaction. From an early age, some children with ASD already show symptoms of motor dysfunction and sensory damage. Based on previous studies, it was observed that rhythmic and expressive activities have positive effects for children and adolescents, enabling the method as a means of intervention to be tried in the treatment of various physical and mental pathologies, including ASD. From this, it was considered that rhythmic and expressive activities, with their associated benefits, would be able to stimulate the motor development of children and adolescents with ASD, and could also be worked on at school through the pedagogical approaches of Physical Education: Psychomotricity and Developmentalism. The objective of this work was to carry out a qualitative and descriptive study on the positive impacts of rhythmic and expressive activities in the lives of children and adolescents with ASD, specifically in the development of their motor skills. The methodology was carried out through a literature review, between January and November 2021, in the PUBMED, SCIELO and CAPES databases. It was concluded that rhythmic and expressive activities are effective in the motor development of children and adolescents with ASD, in addition to improving their body expression, helping communication and social interaction; and that to assess the effectiveness of these classes in the school environment, it is necessary to initiate the applicability of this modality of dance at school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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