Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43937
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SCHWAMBORN, Silvia Helena Lima | - |
dc.contributor.author | LEBRÃO, Hericles Melo | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T19:02:18Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T19:02:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43937 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute sobre como a Realidade Aumentada (RA) contribui de maneira significativa no processo de ensino – aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo principal foi desenvolver um aplicativo de RA como recurso didático para o ensino de Zoologia. O processo descrito no trabalho envolveu a criação de modelos 3D de organismos chave do filo dos moluscos e a sua compilação em um aplicativo, quetem conexão direta com um guia em formato de livro que aborda conteúdos de zoologia, contendo os marcadores para a leitura da RA e informações que complementam o aplicativo. Conclui-se que a ferramenta produzida é capaz de sanar algumas lacunas do processo de ensino da Zoologia e pode ser usada como instrumento facilitador no processo de ensino – aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.title | A zoologia em realidade aumentada: guia ilustrado | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9373742048342877 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8024658704530604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work discusses how Augmented Reality (AR) significantly contributes to the teaching-learning process. Therefore, the main objective was to develop an AR application as a didactic resource for teaching Zoology. The process described in the paper involved the creation of 3D models of key organisms of the Mollusca phylum and their compilation in an application, which has a direct connection with a guide in book format covering zoology content, containing the markers for reading AR and information that complements the app. It is concluded that the teaching tool is capable of filling some gaps in the Zoology teaching process and can be used as a facilitating instrument in the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lebrão, Hericles Melo.pdf | 5,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons