Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43937

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSCHWAMBORN, Silvia Helena Lima-
dc.contributor.authorLEBRÃO, Hericles Melo-
dc.date.accessioned2022-04-13T19:02:18Z-
dc.date.available2022-04-13T19:02:18Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2022-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43937-
dc.description.abstractO presente trabalho discute sobre como a Realidade Aumentada (RA) contribui de maneira significativa no processo de ensino – aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo principal foi desenvolver um aplicativo de RA como recurso didático para o ensino de Zoologia. O processo descrito no trabalho envolveu a criação de modelos 3D de organismos chave do filo dos moluscos e a sua compilação em um aplicativo, quetem conexão direta com um guia em formato de livro que aborda conteúdos de zoologia, contendo os marcadores para a leitura da RA e informações que complementam o aplicativo. Conclui-se que a ferramenta produzida é capaz de sanar algumas lacunas do processo de ensino da Zoologia e pode ser usada como instrumento facilitador no processo de ensino – aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.titleA zoologia em realidade aumentada: guia ilustradopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9373742048342877pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8024658704530604pt_BR
dc.description.abstractxThis work discusses how Augmented Reality (AR) significantly contributes to the teaching-learning process. Therefore, the main objective was to develop an AR application as a didactic resource for teaching Zoology. The process described in the paper involved the creation of 3D models of key organisms of the Mollusca phylum and their compilation in an application, which has a direct connection with a guide in book format covering zoology content, containing the markers for reading AR and information that complements the app. It is concluded that the teaching tool is capable of filling some gaps in the Zoology teaching process and can be used as a facilitating instrument in the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lebrão, Hericles Melo.pdf5,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons