Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43877

Comparte esta pagina

Título : Drogas, Internação e Identidades : um estudo a partir das Representações Socias
Autor : RIOS, Flávia Fernanda Araújo da Hora
Palabras clave : Psicologia; Sujeitos dependentes; Perfil social; Processo de aceitação - Adaptação; Dependência física - Psíquica
Fecha de publicación : 29-sep-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : RIOS, Flávia Fernanda Araújo da Hora. Drogas, Internação e Identidades: um estudo a partir das Representações Socias. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Apesar do uso de substâncias psicoativas sempre ter estado atrelado à história da humanidade, fazendo parte do repertório comportamental e sociocultural em diferentes cenários mundiais, atualmente é considerado um problema de saúde pública, assumindo o posto de “inimigo a ser combatido” em muitas esferas da sociedade. A dependência química foi construída como sinônimo de marginalidade, doença e pecado, distanciando-se do sujeito e de seus processos subjetivos, que termina sendo alvo de estigmatização, privado de voz e direitos. Um dos dispositivos utilizados com o fim de combater o adoecimento causado pelas drogas e resgatar as vidas de seus usuários é a internação em instituições, que pode acontecer de forma involuntária, e apesar de ser um processo regulamentado por lei, não podemos deixar de lado a discussão de questões éticas relacionadas ao processo, já que fere o direito à autonomia do sujeito. Este estudo teve como principal objetivo analisar as representações sociais acerca do internamento involuntário de sujeitos usuários de substâncias psicoativas que vivenciam tal experiência. Para isso, os corpora da pesquisa, que é de cunho qualitativo, foram compostos por cinquenta questionários aplicados em três instituições de reabilitação particulares da Região Metropolitana do Recife com a finalidade de levantar o perfil sociodemográfico dos sujeitos que se encontram nesses espaços e doze entrevistas semiestruturadas em busca de observar como o uso de substância e o contexto da internação influenciam a identidade social dos sujeitos. A partir de uma análise temática de conteúdo, os resultados apontam conflitos identitários relacionados a si e ao grupo de pertença, devido ao processo de estigmatização sofrido dentro e fora dos espaços de internação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43877
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Flávia Fernanda Araújo da Hora Rios.pdf2,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons