Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43871

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSARTORE, Anna Rita-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Giselly Silva de-
dc.date.accessioned2022-04-12T19:48:26Z-
dc.date.available2022-04-12T19:48:26Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.date.submitted2022-04-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Giselly Silva de. Dificuldades na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43871-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como finalidade compreender as práticas, com perspectiva inclusiva, realizada na escola com o intuito de promover a socialização/aprendizado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da sala de aula regular. Para fundamentação teórica fizemos uso de autores como Maria Teresa Mantoan (2015), Rosita Edler Carvalho (2010; 2013), Filho & Cunha (2010), principalmente, para nos auxiliar a compreender o universo autista, bem como as medidas em defesa da inclusão nas escolas. Adotamos, enquanto abordagem a pesquisa qualitativa, estudo de caráter exploratório. Utilizamos o procedimento Estudo de Caso, usando como alicerce teórico Robert K. Yin (2001) por possibilitar um contato direto do investigador com os sujeitos da pesquisa, permitindo desvelar os significados, concepções e práticas dos participantes. Os dados foram coletados a partir de observações diretas, do registro em forma de diário de campo, das entrevistas semi-estruturadas e conversas informais. Para análise dos dados utilizamos o método da análise de conteúdo de Bardin (2004) a partir da transcrição, organização e sistematização dos dados coletados no campo empírico, que forneceu subsídios para composição das categorias de análise e interpretações subsequentes. Os achados apontam para o fato de que a inclusão de um aluno com TEA na escola regular ainda é um desafio constante ao professor, à escola, à família e ao próprio aluno. Também para a importância de um planejamento estruturado em autismo e a necessidade da formação contínua do educador.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismo em criançaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleDificuldades na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Aline Renata dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9872793929744781pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6541296069041830pt_BR
dc.description.abstractxThis research has the goal of understanding the practices, with an inclusive perspective, done at school intended to promote the socialization/learning of kids that have Autism Spectrum Disorder (ASD) in the classroom at regular classes. To ground this theory, we studied authiors such as Maria Teresa Mantoan (2015), Rosita Edler Carvalho (2010; 2013); Filho & Cunha (2010), mainly to assist us understand the autism universe, as well as the steps in defense of the inclusion at schools. We adopted the qualitative approach, an exploratory research. We used the case report procedure, utilizing Robert K. Yin (2001) as a foundation for enabling a direct contact to the investigators with the objects of the paper, permitting unveil the meanings, the conceptions and practices of the participants. The data was collected from direct observations, form recordings as in a camp diary, from interviews semi-structured and informal conversations. To analyze the data we used the analyses of the content method by Bardin (2004) from the transcription, from the organization and the systematic data collected in the empiric field, these has provided subsidies to compose the categories of the subsequent analysis and interpretations. The findings lead to the fact that the inclusion of ASD students in regular schools is still a challenge to the teachers, to school, to the family and to the students themselves. To the importance of a structured plan in autism and the necessity of a continuous formation of the teachers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0222046966698752pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Giselly Silva de.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons