Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43870

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Eliana Celia Ismael da-
dc.contributor.authorMACÊDO, Graziella Mércury de-
dc.date.accessioned2022-04-12T19:48:16Z-
dc.date.available2022-04-12T19:48:16Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.date.submitted2022-04-12-
dc.identifier.citationMACÊDO, Graziella Mércury de. A contribuição da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43870-
dc.description.abstractEste trabalho de monografia constitui-se enquanto Trabalho de Conclusão de Curso – TCC como parte dos requisitos para a obtenção de título. Este trabalho visa pesquisar a contribuição da afetividade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil, tendo como objetivos a ser alcançado, caracterizar o que é afetividade e sua relevância para o processo de ensino e aprendizagem, analisar como a afetividade pode influenciar na relação professor (a) e aluno (a), identificar a concepção da afetividade na narrativa das docentes na educação infantil, pautando-se nos estudos da teoria da psicogênese de Henri Wallon e a teoria sócio construtivista de Lev Vygotsky e Jean Piaget, no primeiro capítulo traçaremos as discussões sobre ambos os autores, apresentando proximidade e distanciamento das concepções apresentadas pelos autores. Enquanto que o segundo capítulo volta-se para a discussão das inteligências múltiplas trabalhados por Smole (1999) tendo como criador da teoria Haward Gardner, e a teoria da inteligência emocional por Daniel Goleman, nas quais traçaremos as bases teóricas estudadas por ambas. A metodologia pauta-se em uma pesquisa de tipo qualitativa, que a partir desta abordagem foi realizado um estudo de caso, utilizando como instrumentos de registros caderno de campo, entrevista semi-estruturada observação e análise de conteúdo dos dados obtidos. A pesquisa foi realizada em uma escola de rede pública no município de Camocim de São Félix – PE, com a participação de 2 professoras. Concluímos em linhas gerais que as participantes possuem domínio sobre a temática da afetividade bem como constroem relação significativa entre esta e os processos de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA contribuição da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3134465489456354pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1517693011941527pt_BR
dc.description.abstractxThis paper of monograph constitutes as work of conclusion of course - TCC as part of the requirements for obtaining title. This work aims to investigate the contribution of affectivity in the teaching and learning process of early childhood education, having as objectives to be achieved, to characterize what is affectivity and its relevance to the teaching and learning process, to analyze how affectivity can influence the teacher relationship and student, to identify the conception of affectivity in the narrative of teachers in early childhood education, based on the studies of the theory of psychogenesis of Henri Wallon and the socio constructivist theory of Lev Vygotsky and Jean Piaget, in the first chapter we will draw the discussions on both authors , presenting proximity and not proximity to ideas. While the second chapter turns to the discussion of the multiple intelligences worked by Smole (1999) having as creator of the Haward Gardner theory, and the theory of emotional intelligence by Daniel Goleman, where we will draw the theoretical bases worked by both. The methodology is based on a qualitative research, which from this approach was carried out a case study, in which we use as instruments of fieldbook records, semi-structured observation observation and content analysis of the data obtained. The research was carried out in a public school in the municipality of Camocim de São Félix – PE, with the participation of 2 teachers. We conclude in general lines that the participants have mastery over the subject of affectivity as well as construct a significant relationship between this and the teaching and learning processes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MACÊDO, Graziella Mércury de.pdf799,39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons