Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43822

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSANTOS, José Ricardo Severino dos-
dc.date.accessioned2022-04-11T20:55:46Z-
dc.date.available2022-04-11T20:55:46Z-
dc.date.issued2020-11-06-
dc.date.submitted2022-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43822-
dc.description.abstractA prática do esporte de aventura é uma modalidade crescente no Brasil nos últimos anos. Refere-se a um tipo de prática corporal, realizada no âmbito do lazer, podendo, também, trazer consigo a competição que, por sua vez, tem como eixo fundamental a aventura, as fortes emoções em sua máxima intensidade e uma enorme experiência com o meio natural. O presente estudo vem trazer uma proposta voltada às atividades de aventura no âmbito escolar, sendo direcionadas, principalmente, às aulas de educação física nos anos escolares iniciais. Nesse período inicial, as aulas de educação física são de extrema relevância no que diz respeito ao desenvolvimento físico e psicomotor da criança. O respectivo trabalho apresenta uma metodologia qualitativa, através de pesquisas bibliográficas na Biblioteca do CAV e em bases de dados como SCIELO, CAPES, REPOSITÓRIO UFPE como, também, foram coletados materiais de revistas eletrônicas e anais de congressos. Esse estudo teve como objetivo principal voltar os olhos dos professores de educação física para mais uma ideia de inovação, visando à possibilidade de se trabalhar as atividades de aventura no meio escolar.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEsporte de aventurapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleEsporte de aventura: a natureza no contexto escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe practice of adventure sports is a growing sport in brazil in recent years. It refers to a type of body practice, performed in the scope of leisure, and it can also bring with it competition, which in turn has adventure as its fundamental axis, strong emotions in their maximum intensity and a huge experience with the natural environment. The present study brings a proposal focused on adventure activities in the school environment, being mainly directed to physical education classes in the initial school years. In this initial period, physical education classes are extremely relevant with regard to the child's physical and psychomotor development. The respective work presents a qualitative methodology, through bibliographic searches in the cav library and in databases such as scielo, capes, repositório ufpe, as well as materials were collected from electronic journals and conference proceedings. This study had as main objective to turn the eyes of physical education teachers to another idea of innovation, aiming at the possibility of working on adventure activities in the school environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, José Ricardo Severino dos.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons