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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43812
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ARAGÃO, Raquel da Silva | - |
dc.contributor.author | COSTA, Thuani Lamenha | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T20:16:33Z | - |
dc.date.available | 2022-04-11T20:16:33Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43812 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi analisar a influência do excesso de peso sobre a aprendizagem de uma nova habilidade motora. Participaram do estudo 20 indivíduos do sexo masculino, entre 18 e 30 anos, que nunca tiveram contato prévio com o judô e foram divididos em dois grupos experimentais: Excesso de peso (EP) (n=10) e Eutróficos (EU) (n=10). Para analisar se os indivíduos se encaixavam como EU ou com EP foram verificados os parâmetros: altura, peso corporal, dobras cutâneas, circunferência abdominal e do quadril. Os indivíduos foram instruídos por uma pessoa graduada, que fez a demonstração da forma correta de executar o zempokaiten-ukemi. O treino teve um total de 10 sessões com duração de 15 minutos cada. Foram realizados testes iniciais para analisar o desempenho do participante logo após ele ter o primeiro contato com a técnica. O re-teste foi aplicado uma semana após o término dos treinos para avaliar a aprendizagem do indivíduo. Durante o teste e re-teste foi utilizada uma escala de avaliação de movimento, que também foi utilizada para verificar a competência motora percebida. Após concluírem a quinta e a décima sessão de treinamento os indivíduos responderam um rápido questionário, utilizando como instrumento a Escala de Brunel. Ambos os grupos apresentaram maiores pontuações na avaliação do movimento após o período de treinamento [EU (Antes 1,8 ± 0,467; Após 8,4 ± 0,499, p < 0,0001) e EP (Antes 1,4 ± 0,521; Após 7,6 ± 0,653, p < 0,0001)]. Ao final do treinamento, o grupo EP se identificou com menor competência motora percebida do que o grupo EU (Eu 9 (8-10); EP 7 (6-8), p = 0,013). No estudo do efeito do treinamento sobre a pontuação da Escala de Brunel, podemos observar que o grupo EP apresentou redução, na décima sessão em comparação com a quinta sessão, nas categorias de Tensão, Depressão e Raiva. Na comparação entre os grupos para uma mesma sessão foi observado que o grupo EP apresentou maiores valores que o grupo EU na quinta sessão nas categorias de Tensão, Depressão e Ansiedade, e na décima sessão na categoria de Ansiedade. Conclui-se que o estado nutricional não influencia na aprendizagem da técnica. Na competência motora percebida, pudemos observar que o grupo EP estima seu desempenho como inferior ao real. Após o período de treinamento, houve melhora significativa em alguns estados de humor de ambos os grupos, evidenciando que o exercício físico é um influenciador positivo na qualidade de vida das pessoas. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Judô | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
dc.subject | Excesso de peso | pt_BR |
dc.title | Influência do excesso de peso na aprendizagem de uma nova habilidade motora: rolamento do judô | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5225350702671995 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757653A9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of this study was to analyze the influence of excess weight on learning a new motor skill. Twenty male individuals, between 18 and 30 years old, who had never had previous contact with judo participated in the study and were divided into two experimental groups: Excess weight (EW) (n = 10) and Eutrophic (EU) (n = 10). In order to analyze whether the individuals fit as EU or with EW, some parameters were verified: height, body weight, skin folds, abdominal and hip circumference. The subjects were instructed by a graduated person, who demonstrated the correct way to perform zempo-kaiten-ukemi. The training had a total of 10 sessions lasting 15 minutes each. Initial tests were carried out to analyze the participant's performance right after they had the first contact with the technique. The re-test was applied one week after the end of training to assess the individual's learning. During the test and re-test, a movement evaluation scale was used, which was also used to verify the perceived motor competence. After completing the fifth and tenth training sessions, the individuals answered a quick questionnaire, using the Brunel Scale. Both groups had higher scores in the movement evaluation after the training period [EU (Before 1.8 ± 0.467; After 8.4 ± 0.499, p <0.0001) and EW (Before 1.4 ± 0.521; After 7.6 ± 0.653, p <0.0001)]. After the training period, it was possible to identify that the EW group had lower perceived motor competence than the EU group (Eu 9 (8-10); EW 7 (6-8), p = 0.013). In the study of the training effect on the Brunel Scale score, it was observed that the EW group showed a reduction, in the tenth session compared to the fifth session in Tension, Depression and Anger categories. In the comparison between the groups for the same session it was observed that the EW group presented higher values than the EU group in the fifth session for the categories of Tension, Depression and Anxiety, and in the tenth session for Anxiety. To sum up, nutritional status does not influence the learning of a new motor skill. In the perceived motor competence, the EW group estimated its performance lower than the real one. After the training period, there was a significant improvement in some mood states of both groups, showing that physical exercise is a positive influence on people's quality of life. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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