Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43805

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo André da-
dc.contributor.authorSANTOS, Vinícius Matheus da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-11T19:47:54Z-
dc.date.available2022-04-11T19:47:54Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.date.submitted2022-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43805-
dc.description.abstractNo presente trabalho foi abordado como a Realidade Virtual pode contribuir de forma positiva no Ensino de Ciências. Pensando nisso, o objetivo principal foi desenvolver um aplicativo de curadoria de vídeos de Realidade Virtual (RV) para apoio ao Ensino de Ciências. Foram catalogados vídeos em RV do Youtube® e criado um aplicativo para agregar de forma interativa todos os vídeos. Após a catalogação obteve-se um total de 51 vídeos em 16 áreas temáticas diferentes. Os vídeos foram dispostos em um aplicativo criado na plataforma da fabapp®. O aplicativo descrito neste trabalho com todos os vídeos foi validado por professores de Ciências. Concluímos que a ferramenta criada pode ser usada como instrumento facilitador do ensino. O aplicativo criado pode ser um ponto de partida para novas pesquisas tanto nas áreas das Ciências Biológicas, como também em outras áreas.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleA realidade virtual como ferramenta facilitadora no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4211132022122360pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0199118791276993pt_BR
dc.description.abstractxThe work addresses how Virtual Reality can make a positive contribution to Science Education. Thus, the main objective was to develop an application for curating Virtual Reality (VR) videos to support Science Education. Youtube® VR videos were cataloged and an app was created to interactively aggregate all videos. A total of 51 videos were cataloged in 16 different thematic areas.The videos were displayed in an app created on the fabapp® platform. The app described in this work with all videos has been validated by science teachers. We conclude that the tool created can be used as an instrument to facilitate teaching. The created application can be a starting point for new research in both, Biological Sciences and other areas.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Santos, Vinícius Matheus da Silva.pdf1,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons