Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43793

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROHDE, Claudia-
dc.contributor.authorFERREIRA, Aline de Lima-
dc.date.accessioned2022-04-11T19:17:27Z-
dc.date.available2022-04-11T19:17:27Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.date.submitted2022-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43793-
dc.description.abstractO estudo da Evolução Humana é de extrema importância para entendermos a nossa espécie. Por meio da nossa história evolutiva, desvendada por diversos estudos nas áreas da paleontologia, anatomia, genética, comportamento etc., podemos compreender como nos tornamos humanos, qual é nosso tempo de vida na Terra, quais foram as espécies ancestrais, e como foi o ambiente e as adaptações que nos ajudaram a sobreviver. Enfim, aprender sobre a Evolução Humana é uma lente através da qual os alunos, e as pessoas em geral, podem perceber como estão conectados ao mundo. E quando nos propomos a ensinar o tema Evolução Humana em sala de aula, uma abordagem multidisciplinar do assunto é muito bem-vinda para o seu completo entendimento. Contudo, a multidisciplinariedade da temática associada ao desenvolvimento da nossa espécie e ao mundo tecnológico trás a necessidade do uso de alternativas viáveis e positivas para o ensino. O uso de um recurso didático tecnológico possibilita aos educandos a investigação, observação e experimentação por meio do manuseio das ferramentas tecnológicas. Pelo acesso ao recurso digital, os alunos podem desenvolver o senso crítico acerca do conteúdo. Nessa perspectiva, cabe ao professor buscar alternativas de inovar com os recursos tecnológicos das mídias eletrônicas. Para isso, este trabalho apresenta um website sobre Evolução Humana com diversos recursos e modelos didáticos - como textos, vídeos, imagens, painel, cordel e cartilha - produzidos por licenciados em Ciências Biológicas da UFPE. São recursos didáticos dinâmicos e interativos, que integram o conhecimento científico com a tecnologia, estimulando o interesse pelo tema e o aprendizado dos discentes do Ensino Médio.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleRecurso didático digital para o ensino de evolução humanapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6223762316743262pt_BR
dc.description.abstractxThe study of Human Evolution is extremely important to understand our species. Through our evolutionary history, unveiled by several studies in the areas of paleontology, anatomy, genetics, behavior etc., we can understand how we became human, what is our life span on Earth, what were the ancestral species, and how was the environment and the adaptations that helped us survive. Finally, learning about human evolution is a lens through which students, and people in general, can see how they are connected to the world. And when we propose to teach the subject of Human Evolution in the classroom, a multidisciplinary approach to the subject is very welcome for its complete understanding. However, the multidisciplinarity of the theme associated with the development of our species and the technological world, brings the need to use viable and positive alternatives for teaching. The use of a technological didactic resource allows students to investigate, observe and experiment through the handling of technological tools. By accessing the digital resource, students can assume a critical sense about the content. In this perspective, it is up to the teacher to seek alternatives to innovate with the technological resources of electronic media. For this, we present a website on Human Evolution with several resources and didactic models - such as texts, videos, images, panel, string and booklet - produced by undergraduate students in Biological Sciences at UFPE. They are dynamic and interactive teaching resources, which integrate scientific knowledge with technology, stimulating interest in the topic and the learning of high school students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ferreira, Aline de Lima.pdf4,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons