Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43720
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rita Catarine da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T15:37:40Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T15:37:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rita Catarine da. Erros associados a resolução de atividades sobre a noção de equação polinomial do 2o grau. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43720 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar os erros associados à resolução de atividades sobre a noção de equação do 2º grau com alunos do 1º ano do ensino médio do município de Altinho – Pernambuco. Para atingir este objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica através dos principais estudiosos desse tema como: Usiskin (1995), Cury (2008), Schneider (2013), Eves (2004), Miorim, Miguel e Fiorentini (1993) e Modanez (2003). Além disso, optou-se por utilizar uma pesquisa de natureza qualitativa, tipificada como Estudo de Caso. A partir da aplicação e análise dos questionários constatou-se as dificuldades dos alunos na busca pela solução do tipo de questão que envolve a construção da resposta de uma equação polinomial do segundo grau, além do mais, alguns alunos não conseguiam diferenciar uma equação polinomial de grau um de uma equação polinomial de grau dois. Assim como encontravam, em alguns casos apenas uma raiz e tentaram usar potenciação para resolver problemas de equação do segundo grau. Desse modo, as dificuldades dos alunos proporcionam e possibilitam o professor a compreensão que no processo de ensino aprendizado pode-se melhorar e re(estruturar) a forma como é abordado um conteúdo para diminuir as dificuldades dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino - Análise de erros | pt_BR |
dc.subject | Equações – Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Álgebra – Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Erros associados a resolução de atividades sobre a noção de equação polinomial do 2o grau. 2019. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2914562589327346 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4303117052907026 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to analyze the errors associated with the resolution of activities on the notion of and degree equation with students of the 1st year of high school in the municipality of Altinho – Pernambuco. In order to achieve this objective, a bibliographic review was carried out by the main scholars of this theme, such as: Usiskin (1995), Cury (2008), Schneider (2013), Eves (2004), Miorim, Miguel and Fiorentini (1993) and Modanez (2003). In addition, it was decided to use a qualitative research, typified as a case Study. From the application and analysis of the questionnaires, the difficulties of the students were found in the search for the type of question that involves the construction of the answer of a polynomial equation of the second degree, besides, some students could not differentiate a polynomial equation from degree one of a polynomial equation of degree two. As they found, in some cases only one root and trid to use potentiation to solve problems of the second degree equation. In this way, the students difficulties provide and enable the teacher to understand that in the teaching-learning process, the way in which content is approached can be improved can be improved and restructured to reduce students difficulties. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Rita Catarine da.pdf | 720,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons