Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43718

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSILVA, Matias Geraldino Lins-
dc.date.accessioned2022-04-07T15:36:54Z-
dc.date.available2022-04-07T15:36:54Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2022-04-07-
dc.identifier.citationSILVA, Matias Geraldino Lins. Saberes e práticas de matemática apresentados por um profissional autônomo da construção civil no desempenho de suas funções. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43718-
dc.description.abstractEsta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso acerca das habilidades Matemáticas de um profissional autônomo (comerciante - produtor de lajes) ligado à construção civil da cidade de Lajedo-PE, município de Pernambuco. Teve como objetivo geral identificar a Matemática utilizada pelo produtor de laje e os conteúdos matemáticos envolvidos em suas atividades cotidianas. Visando atingir tal objetivo, realizamos entrevista semiestruturada, observação de campo e proposição de problemas matemáticos escolares que abordavam assuntos observados nas atividades laborais do comerciante. Utilizamos como instrumento de coleta de dados registros escritos, de áudio e fotográficos, além do diário de campo do pesquisador. Para tanto, tivemos como base o Programa Etnomatemática, que busca trazer à tona as Matemáticas desenvolvidas e utilizadas por diversos povos de diversos contextos sociais. Buscamos também, pesquisas desenvolvidas anteriormente que envolvessem o Programa Etnomatemática e a Construção Civil, bem como outras atividades laborais apresentadas no decorrer do texto. Ao fim da pesquisa, observamos que a matemática desenvolvida e utilizada pelo produtor de laje é validada à luz dos conceitos Etnomatemáticos, uma vez que a mesma supre a necessidade do profissional e contribui inclusive com a resolução de problemas escolares.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectTrabalhadores da construçãopt_BR
dc.subjectMatemática – Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.titleSaberes e práticas de matemática apresentados por um profissional autônomo da construção civil no desempenho de suas funções.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThis research is characterized as a case study about the Mathematical skills of an autonomous professional (merchant - slab producer) linked to the construction industry of the city of Lajedo-PE, Pernambuco. Its general objective was to identify the mathematics used by the slab producer and the mathematical contents involved in their daily activities. In order to achieve this goal, we conducted a semi-structured interview, field observation and proposition of school mathematical problems that addressed subjects observed in the trader's work activities. We use as instrument of data collection written, audio and photographic records, in addition to the researcher's field diary. To this end, we had as base the Ethnomathematics Program, which seeks to bring out the mathematics developed and used by various peoples from different social contexts. We also sought previously developed research involving the Ethnomathematics Program and Civil Construction, as well as other work activities presented throughout the text. At the end of the research, we observed that the mathematics developed and used by the slab producer is validated in the light of ethnomathematical concepts, since it meets the professional's needs and even contributes to the resolution of school problems.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Matias Geraldino Lins.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons