Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43714

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Cínthia Mickaele da-
dc.date.accessioned2022-04-07T15:35:45Z-
dc.date.available2022-04-07T15:35:45Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.date.submitted2022-04-07-
dc.identifier.citationSILVA, Cínthia Mickaele da. Abordagem da Simetria na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: identificando os conhecimentos prévios acerca da Simetria no 9o ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43714-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em analisar os conhecimentos prévios sobre Simetria de um grupo de 33 alunos do 9° ano dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública da cidade de Bonito - Pernambuco. A Simetria está presente no nosso cotidiano e para muitas pessoas a palavra é tida como sinônimo de beleza, harmonia e perfeição. Para alcançar este objetivo, levou em consideração o pensamento sobre aprendizagem significativa estudada por David Ausubel e seus colaboradores sendo o subsídio teórico utilizado para reflexões e discussões a partir dos dados coletados. A importância se reflete como uma alternativa, para amenizar as dificuldades do ensino em torno da Simetria, possibilitando o professor a planejar suas aulas de maneira a facilitar a assimilação de conceitos e significados. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário, pelo qual foi composto por cinco perguntas. O estudo revelou diversas lacunas e fragilidades conceituais nas concepções dos estudantes sobre Simetria.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectSimetria (Matemática)pt_BR
dc.subjectAprendizagem – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagempt_BR
dc.titleAbordagem da Simetria na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: identificando os conhecimentos prévios acerca da Simetria no 9o ano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2551936997657060pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThe present work consists of analyzing the previous knowledge about Symmetry of a group of 33 students of the 9th grade of the final years of elementary school, in a public school in the city of Bonito - Pernambuco. Symmetry is present in our daily lives and in many people with a word as a synonym for beauty, harmony and perfection. To achieve this goal, it took into account the thinking about learning studied by David Ausubel and his collaborators, being the theoretical subsidy used for reflections and discussions based on the data collected. An importance is reflected as an alternative, to ease as difficulties in the teaching of symmetry, to enable the teacher to plan his classes in order to facilitate the assimilation of concepts and meanings. As a data collection instrument used or questionnaire, which consisted of five questions. The study revealed several gaps and weaknesses in the concepts of students' conceptions of symmetry.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Cínthia Mickaele da.pdf1,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons