Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43697

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorMOURA, Ítalo César Gomes de-
dc.date.accessioned2022-04-06T12:00:48Z-
dc.date.available2022-04-06T12:00:48Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationMOURA, Ítalo César Gomes de. Funções trigonométricas: utilizando o software GeoGebra com alunos do 3º ano do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43697-
dc.description.abstractTendo em vista o avanço tecnológico digital, os softwares apresentam ser uma boa alternativa para ensinar conteúdos de matemática. Assim, a utilização de softwares nas aulas de matemática pode ajudar os alunos e os professores, visto que além de poder chamar atenção deles, traz grandes variedades de ferramentas que seriam difíceis de trabalhar no quadro branco. Em linhas gerais, o objetivo deste trabalho foi analisar a utilização do programa GeoGebra com estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em atividades sobre funções trigonométricas. O caráter qualitativo predomina este trabalho. Buscamos fazer a pesquisa com alunos voluntários do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Passira no estado de Pernambuco. Percebemos por meio desta pesquisa que a utilização do software mostra-se como ferramenta potencializadora da aprendizagem dos estudantes já que eles se envolvem com maior interesse. Assim, apesar de algumas incorreções de ordem matemática, indicamos que os estudantes demonstram aptidão e ainda indicam a utilização do software GeoGebra em atividades sobre funções trigonométricas.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Recursos didáticospt_BR
dc.subjectFunções trigonométricaspt_BR
dc.titleFunções trigonométricas: utilizando o software GeoGebra com alunos do 3º ano do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3445767315292956pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxIn view of the digital technological advancement, software presents a good alternative for teaching math content. Thus, using software in math classes can help students and teachers, as well as drawing attention to them, it brings a variety of tools that would be difficult to work on the whiteboard. In general, the objective of this work was to analyze the use of the GeoGebra program with high school students from a public school in activities on trigonometric functions. The qualitative character predominates this work. We sought to do research with volunteer students of the 3rd year of high school of a state public school in the city of Passira in the state of Pernambuco. We realize through this research that the use of software proves to be a potentiating tool for students' learning as they engage with greater interest. Thus, despite some mathematical inaccuracies, we indicate that students demonstrate aptitude and still indicate the use of GeoGebra software in activities on trigonometric functions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOURA, Ítalo César Gomes de.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons