Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43689

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorGALVÃO, Maria Valdelane-
dc.date.accessioned2022-04-05T19:18:42Z-
dc.date.available2022-04-05T19:18:42Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationGALVÃO, Maria Valdelane. Erros e acertos de alunos do ensino médio em situações problemas de volume. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43689-
dc.description.abstractEsse trabalho teve como objetivo analisar acertos e erros de alunos do ensino médio na resolução de problema envolvendo volume. Nossa pesquisa teve como metodologia de trabalho qualitativa, e teve como objeto de análise um questionário aplicado em uma escola da zona urbana da cidade de Cupira em uma turma de 2º ano do ensino médio. Através do questionário verificou-se que os alunos apresentavam dificuldades nos conceitos de volume na geometria. Contudo, na análise vemos que quando o conteúdo está relacionado a realidade do aluno, o desempenho é maior, tendo consequentemente mais afinidade com aquilo que lhe é ensinado, pois os estudantes conseguem ver algo representativos em relação ao conteúdo que é ensinado na escola e a sua realidade.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.titleErros e acertos de alunos do ensino médio em situações problemas de volume.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze high school students' hits and misses in problem solving involving volume. Our research had as qualitative work methodology, and had as object of analysis a questionnaire applied in a school of the urban area of Cupira city in a class of 2º year of high school. Through the questionnaire it was found that the students had difficulties in the concepts of volume in geometry. However, in the analysis we see that when the content is related to the student's reality, the performance is higher, and consequently more affinity with what is taught, because students can see something representative in relation to the content that is taught in school and your reality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GALVÃO, Maria Valdelane .pdf953,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons