Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43685

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcílio Ferreira dos-
dc.contributor.authorLIMA, Larissa Suellen Gomes Andrade de-
dc.date.accessioned2022-04-05T19:08:41Z-
dc.date.available2022-04-05T19:08:41Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationLIMA, Larissa Suellen Gomes Andrade de. Matemática financeira e educação financeira: uma análise com licenciandos em matemática quanto aos domínios de conhecimento matemático para o ensino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43685-
dc.description.abstractNos últimos anos vem aumentando a discussão sobre a importância de estimular uma Educação Financeira para a sociedade. No ambiente escolar e, em especial, nos conteúdos de Matemática financeira sabe-se que há um ambiente fecundo para efetivar debates que estimulem a discussão sobre essa temática. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os conhecimentos de discentes em Licenciatura Matemática quanto as suas perspectivas de ensino de matemática financeira com base nos Domínios de Conhecimento para ensinar Matemática. Assim, esta pesquisa propôs investigar quais as perspectivas de ensino de Matemática Financeira dos discentes e se nela há a intenção de ensino da Educação Financeira. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como técnica de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, análise documental e questionário. Como resultados, obteve-se que quanto aos Domínios de Conhecimento para ensinar Matemática, os discentes pesquisados demonstraram dificuldade, em sua maioria, no domínio Conhecimento do Conteúdo e do Currículo e Conhecimento do Horizonte do conteúdo. Além disso, os estudantes expressaram depositar importância no ensino da Educação Financeira no contexto do ensino da Matemática Financeira, no entanto, foi discutido que aprenderam pouco sobre a temática na sua vida escolar e na formação profissional.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMatemática financeira e educação financeira: uma análise com licenciandos em matemática quanto aos domínios de conhecimento matemático para o ensino.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7554415852361028pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6605510533220352pt_BR
dc.description.abstractxIn recent years there has been discussing about the importance of stimulating a financial education for society. In the school environment and, in particular, in the contents of Financial Mathematics, it is known that there is a fertile environment to hold debates that stimulate discussion about/on this theme/thematic. In this context, the research aims to analyze the knowledge of students in Mathematics Degree regarding their perspectives of teaching financial mathematics based on the Domains of Knowledge to teach Mathematics. Thus, this research proposed to investigate what are the perspectives of teaching Financial Mathematics of students and whether there is the intention of teaching Financial Education. To achieve the proposed objectives, the following data collection technique was used: bibliographic research, document analysis and questionnaire. As results, it was found that regarding the Domains of Knowledge to teach Mathematics, the students surveyed showed difficulty, mostly, in the domain Knowledge of Content and Curriculum and Knowledge of the Horizon of content. Besides that, the students expressed (their) importance in teaching Financial Education in the context of teaching Financial Mathematics, however, it was argued that they learned little about this theme/thematic in their school life and professional training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMA, Larissa Suellen Gomes Andrade de .pdf1,62 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons