Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43668
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | CAMPELLO, Sérgio de Lemos | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Leonardo Alexandre Lima | - |
| dc.date.accessioned | 2022-04-04T15:42:25Z | - |
| dc.date.available | 2022-04-04T15:42:25Z | - |
| dc.date.issued | 2018-09-18 | - |
| dc.date.submitted | 2022-04-04 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Leonardo Alexandre Lima. Biomecânica da corrida humana: uma proposta de modelagem no estudo de física como ferramenta para uma ampliação do campo conceitual do aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43668 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo propor um material didático para auxiliar e aprimorar o aprendizado sobre alguns conceitos da mecânica clássica. O aluno deve unir os conceitos aprendidos em aula com o mundo que o rodeia, fazendo uma reflexão conceitual do real com a Física. Neste trabalho foi elaborada uma modelagem através de um programa de edição de vídeo (Tracker), de um corredor, correndo da forma adequada e inadequada de acordo com a Biomecânica. É feito uma análise e discursão dos principais pontos e consequências da forma correta e incorreta da corrida, considerando os conceitos da mecânica clássica. Apresentando, em seguida, uma proposta de material didático para ser aplicado na sala de aula pelo professor após o término do assunto de mecânica no ensino médio. Esse material deve ser usado como uma ferramenta de fixação e reflexão do assunto abordado em sala, com a expectativa de despertar no aluno um ser mais crítico e rico conceitualmente. | pt_BR |
| dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Força (Mecânica) | pt_BR |
| dc.subject | Centro de massa (Física) | pt_BR |
| dc.subject | Material didático | pt_BR |
| dc.subject | Vídeo digital | pt_BR |
| dc.title | Biomecânica da corrida humana: uma proposta de modelagem no estudo de física como ferramenta para uma ampliação do campo conceitual do aluno. | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7690066458701759 | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1232044201237012 | pt_BR |
| dc.description.abstractx | The aims of this work is to propose a material to improve the learning about some concepts of classical mechanics. The student must link some concepts learned in class with the world that surrounds him, building a reflection of the phenomena with Physics. In this work, a model was elaborated through a video editing program (Tracker), of a runner, running in the appropriate and inadequate way according to Biomechanics. It was made an analysis and discussion of the main points and consequences of the correct and incorrect way of the race, considering the concepts of classical mechanics. We still presents a proposal of didactic material to be applied by the teacher in class room after finishing the subject of mechanics in high school. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
| dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SILVA, Leonardo Alexandre Lima.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons

