Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43653
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rayssa Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T16:03:39Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01T16:03:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rayssa Maria da. Análise das questões de álgebra no Exame Nacional do Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43653 | - |
dc.description.abstract | O ensino da Álgebra tem sido cada vez mais estimulado no Brasil através de documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e exames seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Como a principal forma de ingresso para o ensino superior no Brasil, de certa forma o ENEM molda a forma com que a Matemática é ensinada nas escolas. Por esta razão, existe a necessidade de investigar como se apresentam as questões de Álgebra neste exame. Para isso, utilizamos as quatro Concepções de Álgebra de Usiskin (1995) para classificar as questões de Álgebra da prova de Matemática e suas Tecnologias da 1a aplicação do ENEM no período de 2016 a 2019. Percebemos que não existe uma equidade na distribuição das Concepções de Álgebra entre as questões, sendo muito grande a diferença de incidência entre elas. Isso nos permite questionar se esta estrutura da prova não pode limitar o desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica, privilegiando algumas concepções em detrimento de outras. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Álgebra – Problemas, exercícios etc. | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.title | Análise das questões de álgebra no Exame Nacional do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7001668802091435 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Algebra has been increasingly stimulated in Brazil through curriculum documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC), and selective exams, such as the National High School Exam (ENEM). Given that the main way of entering higher education in Brazil, in a way ENEM shapes the way that mathematics is taught in schools. For this reason, there is a need to investigate how Algebra questions are presented in this exam. For that, we used Usiskin’s four Algebra Conceptions (1995) to classify the Algebra questions of the Mathematics test and its Technologies from the 1st application of ENEM in the period from 2016 to 2019. We realized that there is no equity in the distribution of Conceptions of Algebra between the questions, with a very large difference in incidence between them. This allows us to question whether this test structure cannot limit the development of algebraic thinking in Basic Education, privileging some conceptions to the detriment of others. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Rayssa Maria da.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons