Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43653

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorSILVA, Rayssa Maria da-
dc.date.accessioned2022-04-01T16:03:39Z-
dc.date.available2022-04-01T16:03:39Z-
dc.date.issued2021-04-28-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Rayssa Maria da. Análise das questões de álgebra no Exame Nacional do Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43653-
dc.description.abstractO ensino da Álgebra tem sido cada vez mais estimulado no Brasil através de documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e exames seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Como a principal forma de ingresso para o ensino superior no Brasil, de certa forma o ENEM molda a forma com que a Matemática é ensinada nas escolas. Por esta razão, existe a necessidade de investigar como se apresentam as questões de Álgebra neste exame. Para isso, utilizamos as quatro Concepções de Álgebra de Usiskin (1995) para classificar as questões de Álgebra da prova de Matemática e suas Tecnologias da 1a aplicação do ENEM no período de 2016 a 2019. Percebemos que não existe uma equidade na distribuição das Concepções de Álgebra entre as questões, sendo muito grande a diferença de incidência entre elas. Isso nos permite questionar se esta estrutura da prova não pode limitar o desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica, privilegiando algumas concepções em detrimento de outras.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebra – Problemas, exercícios etc.pt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.titleAnálise das questões de álgebra no Exame Nacional do Ensino Médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Algebra has been increasingly stimulated in Brazil through curriculum documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC), and selective exams, such as the National High School Exam (ENEM). Given that the main way of entering higher education in Brazil, in a way ENEM shapes the way that mathematics is taught in schools. For this reason, there is a need to investigate how Algebra questions are presented in this exam. For that, we used Usiskin’s four Algebra Conceptions (1995) to classify the Algebra questions of the Mathematics test and its Technologies from the 1st application of ENEM in the period from 2016 to 2019. We realized that there is no equity in the distribution of Conceptions of Algebra between the questions, with a very large difference in incidence between them. This allows us to question whether this test structure cannot limit the development of algebraic thinking in Basic Education, privileging some conceptions to the detriment of others.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Rayssa Maria da.pdf1,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons