Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43639
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Lucas de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T15:58:30Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01T15:58:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Lucas de Araujo. O pensamento geométrico dos discentes do 1º ano do ensino médio: um olhar sob a ótica de Van Hiele. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43639 | - |
dc.description.abstract | O ensino de geometria na Educação Básica vem sofrendo as consequências da defasagem ocorrida nos anos 80 e 90. Consequentemente, isso contribuiu para um descompasso no desenvolvimento do raciocínio lógico e no pensamento geométrico dos alunos. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar o nível do pensamento geométrico de discentes do 1° ano do Ensino Médio, sob a luz dos Níveis do Pensamento Geométricos desenvolvido pelo casal holandês Dina Van Hiele e Pierre Van Hiele. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um teste com noventa e seis alunos. O teste foi desenvolvido no modelo de questionário composto com questões envolvendo o conhecimento sobre triângulos, com base na ótica do casal Van Hiele. Os resultados nos mostram que os sujeitos dessa pesquisa apresentam dificuldades em geometria, dado que, a maioria dos discentes examinados se encontram no nível 0 (Visualização) da Teoria de Van Hiele, em relação aos conteúdos sobre triângulos. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | pt_BR |
dc.title | O pensamento geométrico dos discentes do 1º ano do ensino médio: um olhar sob a ótica de Van Hiele. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0881765298620954 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4727708481050412 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Elementary Education geometric teaching has been suffering from the lag that occurred in the 80s and 90s. Consequently, it contributed to a mismatch in the development of logical reasoning and geometric thinking of students. In this context, this research aims to analyse the level of geometric thinking of 1st-grade high school students under the light of the geometric thinking levels developed by the Van Hiele couple. The methodology comprised a test undertaken with 96 students. We built the test using a questionnaire model composed of questions about triangles based on the Van Hiele perspective. The results show us that the subjects of this research have difficulties in geometry. Most of the students examined are at level 0 (Visualization) of Van Hiele's Theory, concerning the contents about triangles. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, José Lucas de Araujo.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons