Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4363
Title: Avaliação em larga escala: um estudo sobre erros dos alunos no trabalho com números e suas operações
Authors: José Ferreira França, Maria
Keywords: Avaliação;Erro;Números;Operações aritméticas
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: José Ferreira França, Maria; Câmara dos Santos, Marcelo. Avaliação em larga escala: um estudo sobre erros dos alunos no trabalho com números e suas operações. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Este trabalho buscou analisar a natureza dos erros cometidos pelos alunos nas avaliações em larga escala, sendo este um fator relevante para o conhecimento matemático, assim como para compreensão dos processos cognitivos dos alunos. Diante desta problemática, decidimos investigar a avaliação em larga escala por se tratar de um tipo de avaliação cujos resultados são utilizados para a definição de políticas no campo da Educação. Optou-se por um estudo sobre os erros dos alunos nas avaliações do SAEPE 2002/2005, especificamente nos conteúdos números e suas operações. Nesta pesquisa investigaram-se os resultados dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental das redes pública Estadual e Municipal de Pernambuco. Para realizar esta investigação fizemos uma análise documental na matriz de referência, selecionamos quatro descritores e quatorze itens que compõem os cadernos das provas aplicadas em 2002 e em 2005, sendo seis itens relativos ao cálculo das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão e oito itens relativos à resolução de problemas envolvendo os vários significados dessas operações matemáticas. Os resultados da pesquisa apontaram que os alunos sabem operar com os números naturais, efetuar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, fazendo uso do cálculo mental. Analisando as respostas dadas pelos alunos na resolução de problemas e também nas operações, identificamos que a maior dificuldade enfrentada foi compreender o enunciado das questões, buscando dar sentido aos dados dos problemas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4363
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3623_1.pdf967.47 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.