Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43607

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorMELO, Leonora Maria Félix-
dc.date.accessioned2022-03-30T16:38:43Z-
dc.date.available2022-03-30T16:38:43Z-
dc.date.issued2021-04-22-
dc.date.submitted2022-03-29-
dc.identifier.citationMELO, Leonora Maria Félix. Discalculia: uma análise dos possíveis casos em turmas do 9º ano do ensino fundamental e as considerações do professor de matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43607-
dc.description.abstractA Discalculia é um Transtorno de Aprendizagem Específico no qual o indivíduo tem habilidades matemáticas comprometidas, resultando em um rendimento abaixo do esperado. Além disso, interfere na autoestima e autoimagem afetando nos aspectos cognitivos, sociais, e emocionais de forma evolutiva. Por isso, se faz necessária uma identificação e intervenção. Esta pode ser iniciada em sala de aula pelos professores, e pela família. No entanto, o diagnóstico formal se dá com profissionais da área. Em sincronia, compreendendo-se que as dificuldades relacionadas as habilidades matemáticas nas salas de aulas são visíveis, a presente pesquisa se desenvolveu partindo do seguinte questionamento: Como as dificuldades na disciplina de Matemática, em turmas de 9° ano do Ensino Fundamental, podem estar relacionadas a Discalculia, e são vistas e trabalhadas pelo professor? Tendo como objetivo geral: analisar as principais dificuldades relacionadas a Discalculia em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e as considerações do professor de Matemática frente a temática e resultados; e específicos: investigar em cinco classes, totalizando 40 alunos, de ensino regular do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Caruaru/PE possíveis casos de Discalculia a partir do Teste de Silva (2016); identificar dentre os diferentes tipos de Discalculia propostos por Kosc (1974) os mais apresentados pelas turmas investigadas, e analisar as considerações do professor de Matemática das turmas participantes quanto a Discalculia, aos resultados do teste aplicado em seus alunos e as possíveis soluções para minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Trazendo uma abordagem sobre a Discalculia e seus subtipos, suas causas e consequências, o perfil do aluno discalcúlico, avaliações e procedimentos dos profissionais envolvidos, comorbidade com outros transtornos, orientações aos professores e intervenções, e o jogo pedagógico com suas potencialidades e possibilidades como sugestão. A pesquisa exploratória, trata-se de um estudo de caso de cunho quali-quanti que se subdivide em duas etapas: aplicação de um teste pré-diagnóstico visando identificar dificuldades relacionadas a Discalculia que levam a possíveis casos do transtorno; e entrevista com o professor das turmas, no intuito de entender suas concepções acerca do tema e dos resultados obtidos em primeira instância. A partir desse estudo, constatamos uma frequência considerável de possíveis quadros de Discalculia, com um percentual de 22,5% do total de alunos. Já de forma mais específica, em relação as subcategorias do transtorno, percebemos uma propensão de 95%, em especial para a Discalculia verbal. Evidenciamos também que os professores não costumam ter abordagens e formações sobre o tema. Interferindo no diagnóstico e intervenção, invisibilizando a Discalculia e privando os alunos do apoio adequado. Em contrapartida, notamos uma familiarização com o jogo em sala de aula ou não, tanto pelo professor como pelos alunos; enxergando-o como uma possibilidade viável. Nesse sentido trazemos uma abordagem do jogo pedagógico como proposta de intervenção. E como considerações, a importância de pesquisas na área e intervenções pedagógicas que desenvolvam as potencialidades dos alunos e colaborem para a inclusão.pt_BR
dc.format.extent91p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleDiscalculia: uma análise dos possíveis casos em turmas do 9º ano do ensino fundamental e as considerações do professor de matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7545007183989808pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxDyscalculia is a Specific Learning Disorder in which the individual has impaired mathematical skills, resulting in a lower than expected performance. In addition, it interferes with self-esteem and self-image, affecting cognitive, social, and emotional aspects in an evolutionary way. Therefore, identification and intervention is necessary. This can be started in the classroom by teachers, and by the family. However, the formal diagnosis is made with professionals in the field. In synchrony, understanding that the difficulties related to mathematical skills in classrooms are visible, the present research was developed based on the following question: How difficulties in the discipline of Mathematics, in 9th grade classes of Elementary School, may be related to dyscalculia, and are they seen and worked on by the teacher? Having as general objective: to analyze the main difficulties related to Dyscalculia in classes of the 9th grade of Elementary School and the considerations of the Mathematics teacher regarding the theme and results; and specific: to investigate in five classes, totaling 40 students, of regular education of the 9th grade of Elementary School in a public school in the city of Caruaru / PE, possible cases of Dyscalculia from the Test of Silva (2016); identify among the different types of Dyscalculia proposed by Kosc (1974) the most presented by the investigated classes, and to analyze the considerations of the Mathematics teacher of the participating classes regarding Dyscalculia, the results of the test applied to his students and the possible solutions to minimize the difficulties presented by the students. Bringing an approach about Dyscalculia and its subtypes, its causes and consequences, the profile of the discalclic student, evaluations and procedures of the professionals involved, comorbidity with other disorders, guidance to teachers and interventions, and the pedagogical game with its potentialities and possibilities as a suggestion. The exploratory research is a quali-quanti case study that is subdivided into two stages: application of a pre-diagnostic test to identify difficulties related to dyscalculia that lead to possible cases of the disorder; and interview with the class teacher, in order to understand their conceptions about the theme and the results obtained in the first instance. From this study, we found a considerable frequency of possible pictures of dyscalculia, with a percentage of 22.5% of the total number of students. More specifically, in relation to the subcategories of the disorder, we noticed a propensity of 95%, especially for verbal dyscalculia. We also show that teachers do not usually have approaches and training on the topic. Interfering with diagnosis and intervention, making dyscalculia invisible and depriving students of adequate support. On the other hand, we noticed a familiarization with the game in the classroom or not, both by the teacher and by the students; seeing it as a viable possibility. In this sense, we bring an approach to the pedagogical game as an intervention proposal. And as considerations, the importance of research in the area and pedagogical interventions that develop the students' potential and collaborate for inclusion.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Leonora Maria Félix.pdf782,44 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons