Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43599

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorSILVA, Joclebson Gilvan da-
dc.date.accessioned2022-03-29T19:18:31Z-
dc.date.available2022-03-29T19:18:31Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.date.submitted2022-03-29-
dc.identifier.citationSILVA, Joclebson Gilvan da. Avaliando a aprendizagem das leis de Newton no ensino de física: entendendo e problematizando o papel das avaliações na disciplina de física no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43599-
dc.description.abstractDiante do que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Estaduais (Pernambuco) apresentam como habilidades, competências, qualidades, valores e atitudes que se esperam que os estudantes do ensino médio desenvolvam, foi analisado neste trabalho o Enem e as provas dos alunos dos anos finais do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco sobre a avaliação da temática das leis de Newton. Foi feito inicialmente um estudo sobre os aspectos e características relacionados à avaliação e às competências apresentadas pelos parâmetros curriculares. Posteriormente foram analisadas as questões do Enem e as avaliações referentes às leis de Newton apresentadas pelos estudantes do curso de licenciatura em Física, e construído um quadro que relaciona aquilo que é exigido nas questões apresentadas, tanto no Enem como nas avaliações elaboradas pelos participantes, com as competências e habilidades presentes nos PCNs. Objetiva-se com este trabalho fazer uma reflexão sobre aquilo que é levado em consideração quando o professor de Física avalia seus alunos nos cursos de Física do ensino médio e as competências que este espera que os seus estudantes desenvolvam ao longo desta disciplina. Participaram da pesquisa oito alunos do curso de licenciatura em Física e das provas elaboradas por estes pode-se observar a pouca ênfase que é dada aos aspectos presentes no grupo da Contextualização Sociocultural presente nos PCNs. Este fato também é observado nas questões apresentadas no Enem, o que nos leva a refletir sobre a importância da presença destes aspectos nas avaliações dos professores de Física no ensino médio.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectNewton, Isaac, Sir, 1642-1727pt_BR
dc.titleAvaliando a aprendizagem das leis de Newton no ensino de física: entendendo e problematizando o papel das avaliações na disciplina de física no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5416663277050370pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxIn view of the fact that the National Curricular Parameters (NCPs) and State (Pernambuco) present as skills, competences, qualities, values and attitudes that are expected of high school students, was analyzed in this study the Enem and the tests of the students of the years end of the undergraduate course in Physics of the Federal University of Pernambuco about the evaluation of the theme of Newton's laws. A study was initially made about the aspects and characteristics related to the evaluation and competences presented by the curricular parameters. After, was analyzed the questions of the Enem and the evaluations relative the Newton’s laws presented by the students of the course in “Licenciatura” in Physics, and built a framework that relates that which is required in the questions presented, as in the Enem as in the evaluations elaborated by the participants, with the competences e skills presents in the NCPs. The objective of this work is to make a reflection about that which is taken in consideration when the physics teacher evaluates his students in the courses of Physics of high school and the skills that he expects that his students develop along this discipline. Participated of the research eight students of the course in “Licenciatura” in Physics and of the tests elaborated by these can be observed the little emphasis that is given to the aspects present in the group of the Socio-cultural Contextualization present in the NCPs. This fact is also observed in the questions presented in the Enem, which leads us to reflect about the importance of the presence of these aspects in the evaluations of physics teachers in high school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Joclebson Gilvan da.pdf1,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons