Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43579
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodriguez, Ernesto Arcenio Valdés | - |
dc.contributor.author | PIMENTEL, Rogério Dias | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T15:10:23Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T15:10:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | PIMENTEL, Rogério Dias. O ensino da primeira lei de Newton: análise de metodologias e conteúdos no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43579 | - |
dc.description.abstract | O princípio de inércia é uma das leis mais importante da natureza, sua compreensão é fundamental para se entender fenômenos físicos que ocorrem a nossa volta. Com base na teoria da transposição didática de Yves Chevallard, o presente trabalho foi realizado com o propósito de investigar, a forma como ocorre a transposição externa da primeira lei de Newton em manuais didáticos, e a transposição interna presente nas metodologias adotadas pelos docentes do ensino médio. Para se investigar tais conteúdos e metodologias, foi realizada uma análise direta em 14 livros didáticos do ensino médio, também foi aplicado um questionário com 40 alunos, estudantes do primeiro ano do ensino médio e entrevistas com dois docentes, responsáveis pela disciplina de física também no primeiro ano. Tanto os discentes quanto os docentes, fazem parte da rede pública estadual de ensino, em escolas de referências situadas nas cidades de Passira e Cumaru, no estado de Pernambuco. Os dados coletados apontaram para um ensino da primeira lei de Newton de forma superficial, onde o contexto histórico não é abordado nas aulas, os exemplos presentes nos livros e utilizados pelos docentes estão muitas vezes limitados a um único fenômeno e os recursos didáticos utilizados pelos professores acaba sendo unicamente o livro. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Momentos de inércia | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | O ensino da primeira lei de Newton: análise de metodologias e conteúdos no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4854478829058136 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5448156334710151 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The principle of inertia is one of the most important laws of nature, its understanding is fundamental to understand physical phenomena that occur around us. Based on the didactic transposition theory of Yves Chevallard, the present work was carried out with the purpose of investigating the external transposition of Newton's first law in didactic manuals, and the internal transposition present in the methodologies adopted by teaching teachers medium. In order to investigate such contents and methodologies, a direct analysis was carried out in 14 high school textbooks, a questionnaire was also applied with 40 students, first year high school students and interviews with two teachers, responsible for the discipline of physics also in the first year. Both students and teachers are part of the state public school system, in reference schools located in the cities of Passira and Cumaru, in the state of Pernambuco. The data collected pointed to a teaching of Newton's first law superficially, where the historical context is not addressed in the lessons, the examples present in the books and used by teachers are often limited to a single phenomenon and the didactic resources used by teachers ends up being only the book. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIMENTEL, Rogério Dias.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons