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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSTRAGEVITCH, Luiz-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Aquiles Silva do-
dc.date.accessioned2022-03-28T20:01:46Z-
dc.date.available2022-03-28T20:01:46Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Aquiles Silva do. Desenvolvimento de DNAs para gasolina, diesel e etanol baseados em marcadores fluorescentes com potencial industrial. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43575-
dc.description.abstractMarcadores químicos são usados atualmente para detecção de fraudes e adulterações em combustíveis num âmbito internacional. No presente trabalho, foi avaliada a marcação de combustíveis de naturezas diferentes: o etanol hidratado combustível, o diesel S10 e a gasolina. Foram desenvolvidos três tipos distintos de marcadores e as técnicas de espectroscopia de absorção eletrônica e emissão ou fluorescência foram empregadas como métodos de detecção. Inicialmente, foi desenvolvido um marcador de formulação sigilosa totalmente atóxico e de custo mínimo para etanol combustível. Esse marcador proporcionou uma marcação invisível em concentrações de ppb. Também foi submetido a testes de remoção física e química por meio de adsorventes e por degradação em alta temperatura. Assim, desenvolveu-se um marcador nacional com tecnologia de marcação apropriada para ser transferida para alguma empresa distribuidora de combustíveis, dependendo desta distribuidora a realização de testes destes marcadores no transporte do etanol e armazenamento nos postos de combustíveis. Em seguida, foram desenvolvidos nanocristais fluorescentes semicondutores do tipo pontos quânticos de CdSe como uma nova classe de nanomarcadores de combustíveis. Os resultados para as novas metodologias de preparação de CdSe mostraram uma fluorescência brilhante e multicolorida, cobrindo quase todo o espectro visível quando excitado em um único comprimento de onda. Esta classe de nanomarcadores apresentou algumas vantagens em relação aos marcadores tradicionais constituídos por moléculas orgânicas, como alto potencial de detecção de forma barata, rápida e segura, emissão de fluorescência em comprimentos de onda multicoloridos, alta fotoestabilidade e facilidade de procedimentos de preparação. Assim, foi comprovado o potencial de marcação destes nanocristais nos combustíveis diesel S10 e gasolina. Além disso, foram utilizadas equações empíricas obtidas na literatura para determinação do diâmetro médio e da concentração desses pontos quânticos de CdSe, bem como da técnica de difração de raios-X para avaliação da sua morfologia. Foram também realizados estudos sobre a cinética de nucleação e crescimento destes nanocristais que contribuíram na compreensão de detalhes da síntese coloidal por automontagem (self-assembly) destes pontos quânticos. Outra nova classe de marcadores explorada foram os pontos quânticos de carbono. Embora os estudos realizados tenham sido iniciais, estes apresentaram vantagens sobre os pontos quânticos tradicionais, como procedimento de preparação mais simples e de menor custo, serem livres de elementos tóxicos como o cádmio e terem propriedades ópticas semelhantes. Para fins tecnológicos, pelo menos um dos marcadores desenvolvidos no presente trabalho, aplicado em concentrações mínimas, mostrou-se competitivo no setor de combate à fraude e adulteração de combustível. Adicionalmente, o uso de nanocristais pontos quânticos como nanomarcadores de combustíveis foi um desenvolvimento tecnológico inédito no mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia químicapt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectMarcadorespt_BR
dc.subjectPontos quânticospt_BR
dc.subjectNanotecnologiapt_BR
dc.subjectFluorescênciapt_BR
dc.subjectEstudo cinéticopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de DNAs para gasolina, diesel e etanol baseados em marcadores fluorescentes com potencial industrialpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEITE, Elisa Soares-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4052180549568276pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2730416923915211pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Quimicapt_BR
dc.description.abstractxChemical markers are currently used to detect fraud and adulteration on fuel internationally. In the present work, the marking of different kind of fuels was evaluated: hydrous ethanol fuel, S10 diesel and gasoline. Three distinct types of markers were developed and the spectroscopy techniques of electronic absorption and emission or fluorescence were employed as detection methods. Initially, a marker for ethanol fuel with secret formulation was developed, completely non-toxic and with minimal cost. This marker provided an invisible marking in ppb concentration. It also has been subjected to tests of physical and chemical removal by using adsorbents and by degradation at high temperature. Thus, a national marker with appropriate marking technology was developed to be transferred to a fuel distribution company, depending on this distributor to carry out tests of these markers in the transport of ethanol and storage at the gas stations. Then, fluorescent semiconductor nanocrystals of the CdSe quantum dot type were developed as a new class of fuel nanomarkers. The results for the new CdSe preparation methodology showed a bright and multicolored fluorescence, covering almost the entire visible spectrum when excited by a single wavelength. This class of nanomarkers showed some advantages over traditional markers consisting of organic molecules, such as high detection potential in a cheap, fast and safe way, fluorescence emission in multicolored wavelengths, high photostability and ease of preparation procedures. Thereby, the marking potential of these nanocrystals in diesel fuel and gasoline was proven. In addition, empirical equations obtained in the literature were used to determine the average diameter and concentration of these CdSe quantum dots. The X-ray diffraction technique was used to evaluate their morphology. Studies were also performed on the nucleation and growth kinetics of these nanocrystals that contributed to the understanding of details of the self-assembly colloidal synthesis of these quantum dots. Another new class of markers explored in this work was the carbon quantum dots. Although the studies carried out have been initial, they showed advantages over traditional quantum dots, as simpler synthetic procedure and less costly, being free of toxic elements like cadmium and having similar optical properties. For technological purposes, at least one of the markers developed in the present work, applied in minimum concentrations, proved to be competitive in the sector of combating fuel fraud and adulteration. Additionally, the use of quantum dots as fuel nanomarkers was a new technological development in the world.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9291606594758889pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Química

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