Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43555
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREIRA, Laerte Leonaldo | - |
dc.contributor.author | COSTA, Cleyton Bueno Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T15:17:36Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T15:17:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Cleyton Bueno Silva. O conceito de triângulo no contexto de uma prática de ensino bilíngue para surdos: vivências com surdos do 9º ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43555 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva discutir o conceito de triângulos para estudantes Surdos dos anos finais do ensino fundamental numa perspectiva bilíngue, pois, partimos da hipótese que a perspectiva bilíngue, enquanto proposta que evidencia a Libras – que contempla a natureza visual dos Surdos no Brasil – como um caminho do ensino de matemática para os estudantes surdos, em uma escola municipal, de uma cidade do agreste de Pernambuco contando com a participação voluntária de dois estudantes Surdos. Iniciamos esse trabalho com uma perspectiva histórica da matemática (FIORENTINI; LORENZATO, 2007) explicando um pouco de suas tendências e um apanhado histórico do ensino de geometria. Posteriormente nos debruçamos um pouco sobre a história da educação de Surdos, nos baseando em McLaren (1997) e Lacerda (1998) e também na educação bilíngue para Surdos, baseando-nos em Perlin (1998), Skliar (1999) e Quadros e Shimiedt (2006) para explanar um pouco sobre esse modelo de ensino. Também trouxemos algumas possibilidades do ensino de matemática para Surdos (NOGUEIRA; MACHADO, 1996) e perspectivas bilíngue para o ensino dessa ciência (BARBOSA, 2009) como também para o eixo da geometria (ARNOLDO JR et al. 2013) A presente pesquisa recorre a metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e com desdobramento em um estudo de caso. Primeiramente, foi elaborado um questionário com aporte teórico na Base Nacional Curricular Comum (BRASIL,2018) e teve suas perguntas previamente videogravadas em Libras para uma maior compreensão linguística pelo surdo, sobre o assunto de triângulos com a finalidade de compreender o conhecimento dos participantes sobre tal conteúdo de geometria. Após a análise do pré-teste elaboramos uma aula para o ensino de triângulos utilizando materiais pedagógicos manipuláveis e ferramentas educacionais (Geoplano), enfim, materiais que facilmente é encontrado em sala e também é muito utilizado pelos educandos e que serviram de auxílio aos participantes da pesquisa no momento de responder as questões. Toda a aula foi videogravada para a posterior análise e transcrição. Para análise da aula nos baseamos na análise discursiva (RICHARDSON, 1999; MORAES, 2003) e para a transcrição, utilizamos os turnos de fala explicado por Marcushi (1999) em sua obra sobre a análise da conversação e, por se tratar da Libras, utilizamos conjuntamente o sistema de notação de sinais (FELIPE; MONTEIRO, 2012) dentre outros que nos ajudaram a promover uma reflexão sobre essa temática. Percebeu-se, após análise, que o aporte bilíngue durante a aula não foi suficiente para o total entendimento do assunto, uma vez que esse problema seria sanado somente com uma educação bilíngue desde a base. Entretanto foi uma experiência que evidenciou a importância desse modelo de educação bilíngue nas salas de aula onde há estudantes Surdos. Esperamos que esse trabalho contribua para educação matemática de surdos e suscite profissionais e trabalhos de outras áreas do conhecimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 168p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngüe | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.title | O conceito de triângulo no contexto de uma prática de ensino bilíngue para surdos: vivências com surdos do 9º ano do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0803770077994425 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4294066119210612 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to discuss the teaching of triangles for Deaf students of the final years of elementary school in a bilingual perspective, because we start from the hypothesis that the bilingual perspective, as a proposal that highlights Libras - which contemplates the visual nature of the Deaf in Brazil - as a path of mathematics teaching for deaf students in a municipal school in a city of the harsh of Pernambuco with the voluntary participation of two Deaf students. We started this work with a historical perspective of mathematics (FIORENTINI; LORENZATO, 2007) explaining a little of its trends and a historical overview of the teaching of geometry. Later on, we focused on the history of the education of the Deaf, based on McLaren (1997) and Lacerda (1998) and also on bilingual education for the Deaf, based on Perlin (1998), Skliar (1999) and Quadros and Shimiedt (2006) to explain a little about this teaching model. We also brought some possibilities of teaching mathematics to the Deaf (NOGUEIRA; MACHADO, 1996) and bilingual perspectives for teaching this science (BARBOSA, 2009) as well as for the geometry axis (ARNOLDO JR et al. 2013) This research uses qualitative research methodology and part of the study of a participatory research. First, a questionnaire with theoretical input was prepared in the Common National Curriculum Base (BRAZIL, 2018) and had its questions previously recorded in Libras for greater linguistic understanding by the deaf, on the subject of triangles in order to understand the participants' knowledge of such content of geometry. After the analysis of the pre-test we developed a lesson for the teaching of triangles using manipulable teaching materials and educational tools (Geoplano), finally, materials that is easily found in the classroom and is also widely used by students and that served as an aid to research participants when answering questions. The entire class was video-recorded for later analysis and transcription. For the analysis of the class we used the discursive analysis (RICHARDSON, 1999; MORAES, 2003) and for the transcription, we used the speech shifts explained by Marcushi (1999) in his work on the analysis of conversation and, because it is about Libras, we used together the system of sign notation (FELIPE; MONTEIRO, 2012) among others that helped us to promote a reflection on this theme. It was realized, after analysis, that the bilingual contribution during the class was not enough for the full understanding of the subject, since this problem would be solved only with bilingual education from the base. However, it was an experience that highlighted the importance of this model of bilingual education in classrooms where there are Deaf students. We hope that this work contributes to the math education of deaf people and raises professionals and works from other areas of knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
COSTA, Cleyton Bueno Silva.pdf | 4,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons