Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43515

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Laura Bezerra-
dc.contributor.authorLIRA, Jessica Fabiola Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-03-25T17:33:21Z-
dc.date.available2022-03-25T17:33:21Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationLIRA, Jessica Fabiola Gonçalves. Acessibilidade arquitetônica no ambiente escolar: estudo de caso das escolas municipais de Gravatá – PE contempladas com o Programa Dinheiro nas Escolas (PDDE) – Escola Acessível. 2020. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43515-
dc.description.abstractA Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de um bilhão de pessoas no mundo apresentam algum tipo de deficiência, e apesar deste número expressivo, poucos são os países que colocam em prática os preceitos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Com o objetivo de assegurar o direito à educação e autonomia das pessoas com deficiência, o Ministério da Educação (MEC), junto aos Sistemas de Ensino, criaram o Programa Escola Acessível, que contribui para a concretização de um sistema educacional inclusivo, por meio do repasse de recurso através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Esta pesquisa apresenta, como tema principal, acessibilidade arquitetônica para pessoas com deficiência, especialmente física e visual, nas unidades escolares que utilizam o recurso financeiro do Programa Escola Acessível no município de Gravatá. Para isso, observamos 09 (nove) unidades educacionais que usaram o recurso oriundo do PDDE Acessibilidade desde a implementação, em 2011. O estudo objetivou mapear, diagnosticar e verificar se as condições de acessibilidade arquitetônica das escolas municipais seguem as especificações na NBR 9050/2015 através do levantamento técnico; investigar a percepção do ambiente e conhecimento sobre acessibilidade arquitetônica dos gestores atuantes em 2019, como também do quadro efetivo de docentes do município e das pessoas com deficiência, especialmente física e visual que utilizam as unidades escolares no município de Gravatá. Com base nas vistorias técnicas e na aplicação da Constelação de Atributos, fica perceptível a necessidade de aparato técnico por parte dos gestores, além da falta de familiaridade com a temática, visto que as unidades analisadas estão aquém do resultado esperado e fora dos preceitos normativos. Com isso, elaboramos uma cartilha guia que visa contribuir e direcionar os responsáveis na utilização do recurso PDDE – Escola Acessível, nos projetos de acessibilidade arquitetônica, não só da rede municipal de Gravatá – PE, mas a todos que venham a ter acesso a este material.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidade arquitetônicapt_BR
dc.subjectPrograma Escola Acessívelpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência física e/ou visualpt_BR
dc.titleAcessibilidade arquitetônica no ambiente escolar : estudo de caso das escolas municipais de Gravatá – PE contempladas com o Programa Dinheiro nas Escolas (PDDE) – Escola Acessívelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8765253323305338pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0215243970688414pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ergonomiapt_BR
dc.description.abstractxThe World Health Organization (WHO) estimates that more than one billion people in the world have some type of disability, and despite this expressive number, there are few countries that implement the precepts of accessibility for people with disabilities. In order to ensure the right to education and autonomy for people with disabilities, the Ministry of Education (MEC) together with the Education Systems created the Accessible School Program, which contributes to the realization of an inclusive educational system, through the transfer of through the Direct Money at School Program (PDDE). This research has as its main theme, architectural accessibility for people with disabilities, especially physical and visual, in school units that use the financial resources of the Accessible School Program in the city of Gravatá. For this, we observed 09 (nine) educational units, which used the resource from the PDDE Accessibility since its implementation in 2011. The study aimed to map, diagnose and verify whether the architectural accessibility conditions of municipal schools follow the specifications in NBR 9050/2015 through the technical survey; to investigate the perception of the environment and knowledge about architectural accessibility of managers working in 2019, as well as the effective staff of teachers in the municipality and people with disabilities, especially physical and visual who use school units in the city of Gravatá. Based on technical surveys and the application of the Attribute Constellation, the need for technical apparatus on the part of managers is noticeable, in addition to the lack of familiarity with the theme, since the units analyzed are below the expected result and outside the normative precepts. With this, we prepared a guide booklet that aims to contribute and direct those responsible for the use of the PDDE resource - Accessible School, in architectural accessibility projects, not only in the municipal network of Gravatá - PE, but to all who will have access to this material.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jessica Fabiola Gonçalves Lira.pdf9,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons