Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/435
Title: Treinamento em gerenciamento de impressões e Teoria da aprendizagem social: Um estudo em lojas De varejo de moda sob a perspectiva dramaturgia
Authors: Peixoto Guimarães, Flávia
Keywords: Comunicação Interpessoal e Aprendizagem Social; Treinamento; Gerenciamento de Impressões
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Peixoto Guimarães, Flávia; Ricardo Costa de Mendonça, José. Treinamento em gerenciamento de impressões e Teoria da aprendizagem social: Um estudo em lojas De varejo de moda sob a perspectiva dramaturgia. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Este estudo teve como objetivo identificar quais comportamentos de gerenciamento de impressões ensinados por meio de treinamentos (formais e informais) ou adquiridos pelo processo de aprendizagem social são observados nas interações entre o pessoal de linha de frente e clientes em lojas de Varejo de Moda. Para tanto, foi realizado um estudo de múltiplos casos, as quais foram escolhidas como unidades de análise, três lojas de varejo de moda do Centro de Compras Paço Alfândega situado na cidade de Recife-PE. A abordagem adotada nesta pesquisa foi de natureza qualitativa tanto na coleta quanto na análise dos dados. A base para a análise dos dados foram as transcrições do conteúdo das entrevistas, das anotações colhidas no diário de campo e do material encontrado por intermédio da pesquisa documental. Salienta-se que a análise dos resultados foi realizada por meio da análise de conteúdo em conjunto com a análise dramatúrgica. A dramaturgia, como perspectiva teórica, surgiu em parte do interacionismo simbólico (suposição geral de que a percepção e a interação dos indivíduos acontecem por meio do uso de símbolos) e utiliza-se da metáfora teatral para explicar a interação social. Ainda, a metáfora dramatúrgica foi utilizada por Erving Goffman em seu livro The Presentation of Self in Everyday Life, publicado em 1959, o qual introduziu o tema gerenciamento de impressões à discussão das relações sociais. Assim, a análise desta dissertação foi realizada em dois níveis: dentro de cada caso e a análise comparativa dos casos. Ao final da pesquisa, dentre os principais achados apontam-se os seguintes: a) As estratégias de gerenciamento de impressões mais utilizadas nos casos pesquisados foram a insinuação, a promoção do produto, a autopromoção, a exemplificação e a intimidação; b) As táticas mais utilizadas foram as justificativas, os comportamentos não-verbais, a lisonja e a persuasão; e c) A aprendizagem social é a base do treinamento dos funcionários nos três casos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/435
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1015_1.pdf3.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.