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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43464

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCEZ, Thalles Vitelli-
dc.contributor.authorVIANA, Fernanda de Almeida Calado-
dc.date.accessioned2022-03-22T11:52:15Z-
dc.date.available2022-03-22T11:52:15Z-
dc.date.issued2020-10-05-
dc.date.submitted2022-03-21-
dc.identifier.citationVIANA, Fernanda de Almeida Calado. Plano de melhoria da qualidade do processo de compras no setor público: estudo de caso em um Instituto Federal de Educação (IFE). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43464-
dc.description.abstractEste trabalho, expõe um plano de utilizar ferramentas da qualidade para analisar e propor melhorias no processo de compras que é realizado no IFPE-Campus Belo Jardim. Destaca a funcionalidade de compras, a importância de gerenciar de forma eficaz seus processos, como ela é realizada no setor público e como a qualidade no serviço é vista. Realiza uma análise em todo o processo desde a solicitação do pedido até a chegada do produto na organização, desenvolve o fluxograma do processo, promovendo uma visualização e apresentando todas as etapas. Identifica os problemas do processo, realizando brainstorming, entrevistas estruturadas e não estruturadas com os servidores. Aplica a matriz GUT (gravidade X urgência X tendência), para que entre os problemas identificados, priorize posteriormente a falta de orçamento, falta de capacitação dos fornecedores em participar da licitação, falta de informações no termo de referência e as cotações de preço que não condizem com o mercado. Para cada problema priorizado mostra um quadro ajustado e baseado na ferramenta causa e efeito, onde busca entender quais as causas principais que justifica a ocorrência de erros e atrasos na execução do processo de compras. Elabora possibilidade de solução aos problemas priorizados, conduzindo as diversas ações que devem ser realizadas para desfazer as causas com o plano de ação 5W2H, estabelecendo de forma nítida as funções para aplicar as ações. Analisa os efeitos das ações com a lista de verificação para conferir se conseguiu reverter o problema. E por último a padronização das melhorias e assim organizar as rotinas de trabalho. Essas ferramentas facilmente utilizadas no setor privado, demandam cautela quando aplicadas nas organizações públicas, porque é necessário um aprofundamento para entender a necessidade da instituição. O plano apresentado empregando as ferramentas da qualidade no serviço público, demonstra tornar um ambiente organizacional melhor, facilitando a compreensão e aplicação dentro da instituição.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompras (Serviço Público)pt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectControle de processopt_BR
dc.subjectCompras - Controle de qualidadept_BR
dc.titlePlano de melhoria da qualidade do processo de compras no setor público: estudo de caso em um Instituto Federal de Educação (IFE).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1830132039422949pt_BR
dc.description.abstractxThis work sets out a plan to use quality tools to analyze and propose improvements in the purchasing process that is carried out at IFPE-Campus Belo Jardim. It highlights the purchasing functionality, the importance of effectively managing its processes, how it is carried out in the public sector and how the quality of service is seen. Performs an analysis of the entire process from order request to product arrival at the organization, develops the process flowchart, promoting a visualization and presenting all the steps. Identifies the problems of the process, performing brainstorming, structured and unstructured interviews with the servers. It applies the GUT matrix (severity X urgency X trend), so that among the problems identified, it subsequently prioritizes the lack of budget, lack of training of suppliers to participate in the bidding process, lack of information in the terms of reference and price quotes that do not with the market. For each prioritized problem, it shows an adjusted table based on the cause and effect tool, in which it seeks to understand the main causes that justify the occurrence of errors and delays in the execution of the purchasing process. It elaborates the possibility of solving the prioritized problems, conducting the various actions that must be carried out to undo the causes with the 5W2H action plan, clearly establishing the functions for implementing the actions. Analyze the effects of the actions with the checklist to see if you managed to reverse the problem. And finally, the standardization of improvements and thus organizing work routines. These tools, easily used in the private sector, demand caution when applied in public organizations, because it is necessary to deepen them to understand the need of the institution. The presented plan, using the quality tools in the public service, demonstrates that it makes a better organizational environment, facilitating the understanding and application within the institution.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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