Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43463
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | SILVA, Edgar Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T11:51:54Z | - |
dc.date.available | 2022-03-22T11:51:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edgar Gomes da. Análise das concepções sobre ciência de estudantes de um curso de licenciatura em física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43463 | - |
dc.description.abstract | As diferentes concepções sobre ciência influenciam significativamente as atividades profissionais dos professores, no entanto, concepções equivocadas ou distorcidas a respeito do trabalho científico podem se transformar em obstáculos para o aprendizado de seus alunos. Este trabalho foi produzido a luz teórica de Gil-Perez e colaboradores (2001), onde eles elencaram sete visões distorcidas ou equivocadas do trabalho científico, que foram observadas em professores e alunos. A partir de um questionário aberto aplicado a uma turma de primeiro e nono períodos do curso de Física-Licenciatura, tentamos identificar como esses estudantes compreenderiam alguns aspectos da atividade científica. Para a realização da pesquisa, foram colhidos os depoimentos dos estudantes ao responderem o questionário aberto e em seguida analisados segundo o quadro de visões distorcidas do trabalho científico apresentado por Gil-Perez e colaboradores (2001). Assim, foi possível observar que esses estudantes possuíam sim algumas visões distorcidas ou equivocados do trabalho científico e que os estudantes do primeiro e nono possuíam um quadro de visões distorcidas bastante semelhante, o que indicou uma possível não superação de visões distorcidas no decorrer da graduação em Física-Licenciatura. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Análise das concepções sobre ciência de estudantes de um curso de licenciatura em física. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6652613499622128 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Different conceptions about science significantly influence the professional activities of teachers, however, misconceptions or distortions about scientific work can become obstacles to the learning of their students. This work was produced in the theoretical light of Gil-Perez and collaborators (2001), where they listed seven distorted or misleading visions of scientific work, which were observed in teachers and students. From an open questionnaire applied to a first-and ninth-period class of the Physics-Licentiate course, we tried to identify how these students would understand some aspects of scientific activity. In order to carry out the research, the students' statements were answered by answering the open questionnaire and then analyzed according to the table of distorted views of the scientific work presented by Gil-Perez and collaborators (2001). Thus, it was possible to observe that these students did have some distorted or mistaken views of scientific work and that the students of the first and ninth had a very similar picture of distorted visions, which indicated a possible non-overcoming of distorted visions during graduation in PhysicsLicentiate. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Edgar Gomes da.pdf | 862,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons